Projeto amplia oferta de produtos orgânicos em Mossoró

 

O aumento na demanda de consumidores dos alimentos orgânicos, nicho de mercado que cresce em média 20% ao ano, segundo o Centro de Inteligência em Orgânicos (CIO), além de promover benefícios à saúde, gera renda e oportunidades a pequenos produtores familiares. Em Mossoró, com o intuito de ampliar a oferta de produtos, o Sebrae no Rio Grande do Norte capacita 30 novos agricultores, por meio do Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). A capacitação acontece nos dias 20 e 21, e beneficia produtores de diversos assentamentos.

Os alimentos orgânicos produzidos pelos 17 agricultores familiares beneficiados pelo PAIS são comercializados na Feira Agroecológica que funciona todos os sábados, das 6h às 9h, ao lado do Museu Municipal Lauro da Escóssia. De acordo com a gestora estadual do Projeto PAIS, Honorina Medeiros, os produtos cultivados pelo grupo de produtores capacitados suprirão as necessidades da demanda de novos consumidores na cidade.

“Temos uma demanda de consumidores cada vez mais crescente e percebemos que já havia espaço para aumentar a produção local. Diante disso, resolvemos capacitar mais 30 pequenos produtores para ampliar a oferta de orgânicos”, informa.

A previsão é de que, ainda no segundo semestre, tenha início a comercialização dos produtos cultivados pelo novo grupo de produtores. Durante os dois dias de capacitação, os agricultores familiares terão acesso a orientação teórica e prática. O conteúdo inclui desde estudo de solo até prevenção de doenças.

Por meio do PAIS, os agricultores familiares cultivam frutas, hortaliças, e desenvolvem também a criação de galináceos, sem o uso de defensivos agrícolas. Serão beneficiados produtores dos Projetos de Assentamentos Maisa, Carmo, Jurema, Favela, Paulo Freire, Lagoa de Xavier e Recanto da Esperança.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *