DAIN/UERN discute plano de ação nos Campi Avançados

Entre os dias 02 a 10 de abril de 2014 o Departamento de Apoio à Inclusão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) realiza uma Programação, nos Campi Avançados de Patu Assú, Caicó, Pau dos Ferros e Natal.
O objetivo é apresentar e discutir o Plano de Ação, em que consta um estudo sobre a Acessibilidade na UERN, além do plano estratégico para a efetivação de Obras, aquisição de Equipamentos, necessidade de Recursos Humanos e planos e metas para o quadriênio.
A Diretoria de Apoio à Inclusão desenvolve um trabalho com uma equipe multidisciplinar fundamentada pelos princípios da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no atendimento aos discentes e comunidade acadêmica. Da mesma forma, tem sua vocação com vistas à comunidade local, considerando o princípio da coletividade alicerçado por sua convicção de um trabalho mirando à inserção social.
Sua proposta de inclusão é alimentada por ações sistemáticas com planos e cronogramas de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, o que demanda uma infraestrutura específica, básica, para o desenvolvimento de ações concretas de uma equipe com técnicos especializados. Da mesma forma, e como o mesmo tom, a interação, e trabalho conjunto, com as Escolas Públicas de Ensino Básico, bem como as instituições locais das quais somos parceiras, e com as quais dialogamos na reciprocidade de atividades, o diálogo de trocas e compartilhamentos dentro de suas demandas educativas e sociais para a comunidade escolar e local.
A UERN conta, até 2013.2, com 53 discentes com deficiência e necessidades educacionais especiais cadastrados na DAIN, e partir de 2014, com cerca de 35 aprovados nas cotas para candidatos com deficiência, no último PSV, o que lhe permitirá uma vivência de trocas, compartilhamentos e aprendizagens. Além desse total, vislumbra-se ainda, candidatos com deficiência aprovados no referido PSV, seja nas cotas sociais ou nas vagas regulares. “Buscamos empreender o exercício cotidiano de reflexão e de crítica sobre os processos formativos que envolva os sujeitos nos espaços escolares e não-escolares, pensando numa inserção mais acurada desses sujeitos na realidade que os cerca e tomando como referência o fato de que essa realidade jamais estará desvinculada do legado cultural que os constitui enquanto sujeitos produtores históricos de sentido e de práticas sociais”, afirma Ana Lúcia Aguiar.

A DAIN/UERN, ao traçar e trilhar os caminhos da inclusão reforça uma prática que, sem dúvida, permitirá aos discentes com deficiência, e com necessidades educacionais especiais, a construção de sua cidadania e um convívio que prima pela participação plena e efetiva dos direitos de todos e todas ao convívio humano, à participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
Fonte: Assessoria
 

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