Artesanato de Nísia Floresta se destaca em âmbito nacional
Peças em “renda de bilro” foram escolhidas para exposição e comercialização no Fifa Fan Fest
O Rio Grande do Norte, mais uma vez, recebe notoriedade em âmbito nacional. No dia 15 deste mês, o Ministério da Cultura divulgou o resultado parcial do projeto “Vitrines Culturais” no qual, foram selecionados os trabalhos de seis artesãs do município de Nísia Floresta, cadastradas no Programa Estadual do Artesanato (PROART) da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).
As peças selecionadas no Estado do RN são da tipologia “renda de bilro” e estão entre os artesanatos de alta qualidade, de acordo com o Ministério da Cultura. Os trabalhos escolhidos em todos os estados do país serão expostos e comercializados nas Vitrines Culturais, entre o período de 12 de junho a 13 de julho deste ano, nas sete cidades que realizarão o Fifa Fan Fest, sendo elas: Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).
A coordenadora do Proart, Elaine Morgado, explica a importância desse projeto para os artesãos norte-rio-grandenses. “Essa iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com Secretaria da Micro e Pequena Empresa traz para os nossos artesãos, visibilidade, valorização e incentivo. O Estado do RN será representado com belos trabalhos dessas profissionais de Nísia Floresta, para um público de várias nacionalidades. Será um espaço importante para que o artesão possa mostrar para o mundo, a qualidade e a força do artesanato potiguar”, disse Morgado.
As artesãs selecionadas foram: Joelma Freire de Carvalho; Simone Alves do Nascimento; Arlete Maria da Silva; Isolda Alves do Nascimento; Delma Dias Freire e Ilanete Dias Freire. No total, serão selecionadas nos 27 estados brasileiros, 60 mil peças. Cooperativas, grupos e associações participaram da seleção do Projeto Vitrine Cultural, que exigia do participante um artesanato tradicional, em representação a diversidade brasileira.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário