Quem coloca os pequenos negócios em pauta contribui para o fortalecimento do segmento e ainda é premiado. O Sebrae no Rio Grande do Norte divulgou, nesta terça-feira (13), o resultado da etapa estadual da sexta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Profissionais de quatro veículos tiveram os trabalhos selecionados por um júri especial, que escolheu as melhores reportagens e fotografias como vencedores da premiação. A recepção solene aos campeões ocorrerá no dia 27 deste mês pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Silvio Bezerra, e diretoria executiva da Instituição. Os vencedores vão representar o Rio Grande do Norte nas fases regional e nacional, previstas para ser realizadas em Brasília (DF), em agosto.
Nesta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, todo material que entrou na competição foi veiculado ao longo do ano passado. Na categoria telejornalismo, a série “Empresa Viva”, exibida pelo programa Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi (afiliada Rede Globo), foi a vencedora. As reportagens, de autoria da equipe formada por Francisco Júnior, Ítalo Sales e Marcelo Costa, comparam as fases e desafios dos empreendedores com as etapas da vida de uma pessoa, abordando temas inerentes ao cotidiano do empresariado. Microempreendedor Individual (MEI), empreendedorismo feminino, inovação, empreendedorismo na universidade e outros temas foram destacados em cinco matérias.
O Novo Jornal venceu com dois trabalhos. Na categoria Jornalismo Impresso, a campeã foi a série “O Futuro da Indústria Potiguar”, de autoria do jornalista Paulo Nascimento e com imagens do fotógrafo Ney Douglas. A série traz um panorama do setor têxtil do Rio Grande do Norte, sobretudo do Seridó, a partir do Programa Pró-Sertão. O programa estimula a criação de facções para incrementar a produção de grandes empresas dessa cadeia produtiva, notadamente o Grupo Guararapes. A série apresenta os desafios do segmento, relatos dos empreendedores que já atuam e também a expectativa de quem vai investir no ramo devido aos estímulos do programa.
O assunto também rendeu ao Novo Jornal o prêmio na categoria Fotojornalismo. O vencedor foi o fotógrafo Eduardo Maia, cujas imagens ilustraram uma das matérias da séria – “O Futuro da Indústria Potiguar”.
Web
O Hotsite criado pelo jornal Tribuna do Norte, através da TN On Line, foi um dos destaques da premiação estadual. Intitulado “Costurando o Desenvolvimento”, o trabalho foi o vencedor na categoria Webjornalismo. O material contou com uma equipe extensa de profissionais: as jornalistas Renata Rayane Moura e Andrielle Mendes, os fotógrafos Magnus Nascimento, Adriano Abreu e Alex Régis, além dos cinegrafistas Bernardo Luiz e Diego Ciríaco. Cheio de informações e recursos multimídia, o site ressalta , como o próprio título sugere, o desenvolvimento setor industrial têxtil a partir das facções do programa Pró-Sertão.
O título de campeão na categoria de Radiojornalismo foi para o interior. A série de reportagens “Caminhos do Seridó”, veiculada pela Rádio FM Universitária, de Mossoró, levou o título. A série trata também do segmento têxtil e é assinada pelo jornalista Esdras Marchezan, mas contou com a participação dos estudantes universitários Vanessa D’Oliviêr, Jéssica Mafra, Edja Lemos, Maria do Socorro, Jeane Meire Eufrásio, Marcielly Souza e Johnatan Cruz.
A jornalista e editora de economia da Tribuna do Norte, Renata Moura, também foi indicada para o título de Jornalista Parceira da Micro e Pequena Empresa. Não houve trabalhos inscritos na categoria Reportagem Cinematográfica, por isso, o Rio Grande do Norte não tem representante vencedor nessa categoria. Todos os autores dos trabalhos campeões serão contemplados com um voucher para o seminário Empretec, além de concorrer às demais fases da disputa.
Apoio
“Esse prêmio é uma forma de o Sebrae reconhecermos o trabalho e o apoio dos jornalistas locais à causa da pequena e micro empresa. Essa exposição e a divulgação dessas histórias inspiram os empreendedores e incentivam a abertura de novos negócios pelo exemplo de empresas bem sucedidas. Todos os vencedores estão de parabéns pela qualidade dos trabalhos participantes”, diz o gerente da Unidade de Comunicação e Marketing do Sebrae-RN, José Eduardo Viana.
Segundo ele, nesta edição, o nível de competitividade do material classificado aumentou. Houve ampliação no número de matérias inscritas e, consequentemente, vencedores em mais categorias da premiação. Ao todo, competiram dessa edição 19 trabalhos de veículos do Rio Grande do Norte. No Brasil, são 1.395 trabalhos disputando a premiação, que soma R$ 120 mil em prêmios.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo é promovido pelo Sebrae e Revista Imprensa. A intenção é reconhecer as melhores matérias veiculadas na imprensa brasileira sobre os pequenos negócios. Estão concorrendo, em todas as plataformas, as reportagens que abordam o fomento ao empreendedorismo, cooperação, encadeamento produtivo, gestão, inovação e competitividade, inclusão produtiva, sustentabilidade e políticas públicas e legislação.
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