Seminário discute criação do Curso de Medicina na Ufersa
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa está trabalhando na implantação de dois novos cursos de graduação em Medicina, com a abertura de 60 vagas ofertadas no campus central, em Mossoró, e outras 60 vagas no novo campus que será instalado na cidade de Assú.
Os novos cursos deverão seguir as orientações previstas nos parâmetros curriculares para o Ensino Médico no Brasil, conforme estabelece a Resolução CNE nº 4/2001. Entre outros pontos, a normativa estabelece que os egressos sejam dotados de uma formação generalista, humanística, crítica, reflexiva e capacitado para atuar na perspectiva da integralidade.
Para tal fim, a Universidade promove nesta sexta-feira, dia 16 de maio, o seminário O Novo Panorama do Ensino Médico no Brasil, voltado para profissionais liberais da área da saúde (médicos, enfermeiros, assistentes sociais e afins), docentes e gestores.
O encontro irá oferecer uma discussão na perspectiva de uma qualificação dos serviços médicos no interior do Brasil e o alcance do profissional médico com esta formação humanística em áreas até então descobertas.
O Seminário começa às 8h, no auditório do Cetarn, localizado no Câmpus Leste da Ufersa Mossoró, com a mesa redonda debatendo a temática central do evento. E ainda será apresentada as Diretrizes do Ministério da Educação para a abertura dos cursos de Medicina pelo professor Dr. Vinicius Ximenes Muricy da Rocha, do MEC; seguida da apresentação das Diretrizes do Ministério da Saúde para Educação Médica, pelo professor Dr. Alexandre Figueiredo Medeiros, que integra a equipe do Ministério da Saúde.
Poste seu comentário