A banana é um dos principais produtos da fruticultura do Rio Grande do Norte, mas ainda possui uma baixa representatividade frente a produtos como o melão e castanha, por exemplo. Mas ações promovidas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, junto a pequenos produtores, pretendem elevar a produtividade no interior do Estado. No Assentamento Oziel Alves, em Mossoró, parceria firmada com a Embrapa orienta agricultores familiares a realizarem um manejo mais eficiente dos pomares e garantir uma melhor qualidade aos frutos.

Na semana passada, um grupo de 10 agricultores familiares que já cultivam banana na região passaram por capacitação prevista na iniciativa. Além do manejo, novas variedades de banana foram apresentadas durante a consultoria com o intuito de oferecer alternativas mais resistentes a pragas comuns aos pomares.

“Nossa ideia é sempre levar informações para que os produtores familiares garantam os melhores resultados no cultivo da banana. Esta consultoria levará um vasto conhecimento para que sejam promovidas melhorias nos pomares e na produção”, informa Franco Marinho, gestor de Fruticultura do Sebrae-RN.

A produção familiar do Assentamento Oziel Alves é destinada ao mercado regional, com destaque para as capitais Fortaleza (CE), Natal (RN) e João Pessoa (PB). A mesma capacitação também foi realizada junto a produtores de banana de Alto do Rodrigues, inserida no Baixo Açu, uma das regiões que mais produz a fruta no Estado.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *