# Baraúna ferve…
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu na tarde desta terça-feira, 1, afastar Antônia Luciana, do PMDB, da Prefeitura de Baraúna. Com relatoria do juiz Eduardo Guimarães e por unanimidade de votos, a Corte, em dissonância com o parecer exarado pelo Ministério Público Eleitoral, reconheceu a prática de abuso de poder econômico, mantendo a sentença de primeiro grau pelos próprios fundamentos. Também por unanimidade, foi acolhida questão de ordem para que a comunicação da decisão proferida na ocasião seja feita após a publicação do julgamento de eventuais embargos de declaração.Enquanto realiza novas eleições, fica no cargo interinamente o presidente da Câmara, vereador Tertuliano Alves, conhecido como Tertin, do PMN. Antônia Luciana ainda pode recorrer ao TSE, porém fora do cargo.
# E haja movimento
Ainda na sessão de encerramento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), convocada pelo ministro Dias Toffoli para terça-feira (01), também encerra o primeiro semestre forense na Corte. A abertura do segundo semestre ocorrerá no dia 1º de agosto. E ao contrário da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), o processo do deputado federal Betinho Rosado (PP) não foi concluído no final da manhã pelo TSE.A relatoria do processo pediu investigação sobre a suplênica do DEM. O DEM alegada que Betinho Rosado cometeu infidelidade partidária. Sendo assim, Betinho pode ganhar fôlego e registrar sua candidatura,já que não perdeu o mandato ainda.Ele tentará o sexto mandato na Câmara dos Deputados.
# Dibson Nasser (PSDB) de volta…
No início da noite desta terça-feira (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou e-mail para o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TSE) comunicando a decisão liminar que determina a posse imediata do deputado Dibson Nasser (PSDB) no cargo. O parlamentar foi cassado por decisão do TRE acusado de abuso de poder econômico, de acordo com o registro feito pelo blog Panorama Político, da jornalista Anna Ruth Dantas. Ele foi substituído na Assembleia Legislativa pelo deputado José Adécio (DEM). A liminar referente ao processo nº 58643.2014.600.0000 foi proferida pelo ministro João Otávio Noronha.
# Inocentada
Por 5 votos a 2, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve os direitos políticos da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), no começo da tarde desta terça-feira. Com isso, a parlamentar está habilitada a disputar reeleição em 5 de outubro.A decisão do TSE a favor de Larissa foi sacramentada após conclusão do julgamento do recurso especial 18470, no qual a deputada contestou decisões da Justiça Eleitoral do RN, que decretou sua inelegibilidade e perda do mandato parlamentar.A maioria seguiu a relatora Laurita Vaz, para quem não há elementos jurídicos suficientes para a deputada perder direitos políticos. E todos os ministros foram contra a decisão do TRE de afastá-la do mandato, considerando descabida a determinação.
Poste seu comentário