Programa de Extensão recebe Prêmio Paulo Freire
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebeu o Prêmio Paulo Freire, no primeiro concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente do Mercosul, na categoria Ensino em Ciências. O prêmio foi para a tecnologia social Metodologia Científica ao Alcance de Todos (MCAT), usada pelo programa de extensão Ciência Para Todos no Semiárido Potiguar- Ciência RN. O concurso é uma iniciativa do PASEM – Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul e visa promover o intercâmbio de experiências e práticas educativas transformadoras na formação docente da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.Um total de 237 experiências participou da primeira edição e 11 se destacaram (http://www.pasem.org/competi%C3%A7%C3%A3o/). Cada instituição receberá apoio econômico para a atualização de suas bibliotecas e/ou equipamento pedagógico/didático.
MODELO – Professores e funcionários da Ufersa, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e da Secretaria Estadual de Educação e Cultura compõem a equipe responsável pela premiação. A equipe, que assina a experiência, trabalha em localidades remotas do sertão do semiárido potiguar, desde 2011. A proposta é capacitar professores de escolas públicas de ensino médio, para desenvolver nos alunos o interesse pela ciência, através do programa de extensão Ciência Para Todos no Semiárido Potiguar (http://www.cienciarn.com.br). A iniciativa abrange 97 escolas de 66 municípios, em torno de 40% dos 167 municípios do Estado.
A grande inovação na atividade de formação de professores, no Ciência RN, é despertar o interesse pela ciência e elevar o nível de aprendizado de alunos de escolas públicas, através da tecnologia social MCAT. O recurso incentiva a busca do próprio conhecimento, através de projetos e torna o aprendizado mais efetivo, com a formação de novos cientistas e estímulo à inovação.
O ensino da metodologia científica é feito de forma simples e lúdica. Os professores recebem formação para que os jovens estudantes consigam compreender e aplicar a metodologia científica com a criação de projetos, a partir de suas próprias ideias. A capacitação dos professores em MCAT contribui para ampliar a reflexão dos jovens na área de abrangência do projeto. Os estudantes se deslocam dos municípios de origem, visitam universidades e têm acesso a cursos superiores, com escolhas definidas.
O Programa de Extensão Metodologia Científica ao Alcance de Todos tem como base, o livro de mesmo nome, produzido pela profa. dra. Celicina Borges Azevedo e impresso pela Editora Manole. A obra encontra-se na terceira edição. Na Ufersa o Programao é coordenado pelo professor Felipe Ribeiro.
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