Aumento na produção marca aniversário da Feira Agroecológica de Mossoró

O cultivo de produtos orgânicos feito por agricultores familiares de Mossoró cresce a cada ano. Motivado pela elevação na demanda de consumidores, a Feira Agroecológica de Mossoró, que comemora sete anos de atuação neste sábado (19), um crescimento médio entre 20% e 30%, da produção anual. Para ampliar ainda mais estes números o projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte fará, nos próximos meses, a inserção de 30 novos pequenos produtores do município no programa PAIS. A programação de aniversário da feira acontece às 7h, ao lado do Museu Municipal Lauro da Escóssia.

“Estamos muito felizes com a dimensão que a Feira Agroecológica de Mossoró ganhou. Temos muito a comemorar neste sábado, quando a feira completa sete anos, crescendo e ofertando produtos de qualidade aos consumidores”, ressalta Honorina Eugênia, gestora estadual do projeto PAIS.

Com o aumento no número de beneficiados de 17 para 47 o projeto pretende atender à crescente demanda de consumidores e, ao mesmo tempo melhorar a renda dos grupos instalados na zona rural de Mossoró. O PAIS conta com a parceria da prefeitura local e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O projeto de ampliação está na fase de inserção dos produtores na Associação dos Produtores da Feira Agroecológica de Mossoró (Aprofam). A participação na feira acontecerá logo que comecem a produzir.
“A procura por orgânicos cresceu muito e a ampliação do projeto no município vai beneficiar estes consumidores. Além disso, melhora as condições de vida dos produtores”, complementa.

Por meio do PAIS, os agricultores familiares cultivam frutas, hortaliças, e desenvolvem também a criação de galináceos. Os produtos, cultivados sem o uso de defensivos agrícolas, são comercializados na Feira Agroecológica, que funciona todos os sábados, das 6h às 9h da manhã. Além de garantir mais benefícios à saúde e qualidade de vida aos consumidores, os orgânicos ajudam a minimizar os danos ao meio ambiente. Entre os produtos a serem cultivados pelos agricultores familiares de Mossoró estão hortaliças diversas, mel, ovos de galinha caipira, frutas e doces.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *