# Pesquisa Ibope/RN
O Ibope solicitou na Justiça Eleitoral um novo registro de pesquisa. Serão realizadas 812 entrevistas, que deverão ser concluídas até a próxima quinta-feira. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e será divulgada pela 96 FM, na próxima sexta-feira. A pesquisa está registrada no TRE com o número 012/2014. Foram entrevistados: 812 eleitores . A pesquisa será divulgada de forma completa, inclusive, com rejeição entre os candidatos do Governo e Senado.
# Votos nulos não anulam eleição
A aferição do resultado de uma eleição está prevista na Constituição Federal de 1988 que diz, em seu art. 77, parágrafo 2º, que é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos. Ou seja, os votos em branco e os nulos simplesmente não são computados. Por isso, apesar do mito, mesmo quando mais da metade dos votos for nula não é possível cancelar um pleito. Segundo a legislação vigente, o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Por sua vez, é considerado voto nulo quando o eleitor manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrônica um número que não seja correspondente a nenhum candidato ou partido político. O voto nulo é apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.
# Atuação das tropas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou acordo com o Ministério da Defesa para receber auxílio durante o pleito de outubro próximo. O acordo prevê a participação das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) nas eleições, para apoio logístico à Justiça Eleitoral e para garantir a lei e a ordem em municípios onde houver risco de conflitos em razão do pleito.
Poste seu comentário