Precisando melhorar…
Após leve alta em maio, as vendas do comércio varejista voltaram a cair em junho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com o mês anterior. O recuo foi de 0,7% em relação ao mês anterior, o pior desde desde maio de 2012, quando retraiu 0,8%.
Na comparação com junho do ano passado, o comércio mostrou alta de 0,8% – a mais fraca, na comparação anual, desde junho de 2003, quando o indicador caiu 5,6%.
Em junho, o volume de vendas caiu na maioria das atividades pesquisadas, com destaque para veículos e motos, partes e peças (-12,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (-5,3%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,2%), entre outros.
Na Copa do Mundo a redução dos dias úteis por conta dos feriados da Copa, e isso impactou sim nas vendas do comércio, principalmente nas atividades de móveis e eletrodomésticos, tecidos e papelarias. O impacto foi menor no item de supermercado.De acordo com o IBGE, a atividade de outros artigos de uso pessoal e doméstico exerceu o maior impacto sobre a taxa do varejo.
Com a chegada do fim do ano é possível que a situação melhore um pouco. Acreditamos nisso.
Poste seu comentário