Pesquisas uva mostram viabilidade para cultivo em Mossoró
Pesquisas realizadas recentemente na Fazenda Experimental apontam para a viabilidade do cultivo da uva na região. Os dados obtidos no ensaio em Mossoró permitiram mostrar com clareza a possibilidade de cultivo de uvas de mesa nessa região do semiárido nordestino. Ao longo dos ciclos de produção foi possível observar, por exemplo, a propriedade de se optar pela cultivar mais precoce, no caso da variedade Isabel Precoce, também mais tolerante às principais doenças fúngicas que atacam a videira.
A constatação está na pesquisa “Produção de uva de mesa com baixo impacto ambiental no Vale do Mossoró-Açú”, onde foram avaliados os fatores de produção, pós-colheita e fenologia das plantas em produção. A pesquisa concluiu que a uva de mesa pode ser cultivada com sucesso na região e que qualquer uma das três cultivares estudadas: (Niágara Rosada, Itália Melhorada e Isabel Precoce) podem ser explorada comercialmente com sucesso.
O parreiral já formado na Fazenda Experimental servirá de futuros trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo Grupo de Fruticultura da Ufersa contribuindo com elaboração de teses, dissertações e monografias. A pesquisa com uva é desenvolvida pelo pós-doutorando, Djando Jesus Dantas, sob a orientação do professor Celson Pomer.
Poste seu comentário