Ufersa adere #OutubroRosa e garante exames para mulheres atendidas no NPJ

 

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido apoia a campanha do Outubro Rosa, para sensibilizar as mulheres da importância do exame de mamografia na luta contra o câncer de mama. Algumas instalações da instituição receberam iluminação rosa, como, por exemplo, o Núcleo de Prática Jurídica – NPJ. O prédio ganhou frases estimulando o autoexame e todos os assistidos estão recebendo orientações sobre prevenção, combate e tratamento.

Além das ações de orientação e distribuição de material educativo, o setor de Serviço Social da Ufersa fechou parceria com o Programa de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Mossoró, garantindo atendimento para os assistidos do NPJ.

“Conseguimos fechar uma parceria importante com a Secretaria de Saúde, beneficiando diretamente nossos usuários. Aqui, quem busca atendimento jurídico, recebe também orientações sobre o câncer de mama e já sai com encaminhamento para fazer um check-up que inclui exames preventivos, mamografia e atualização vacinal”, explicou a Assistente Social Janaína Holanda.

Os encaminhamentos são feitos para o equipamento de saúde mais próximo do usuário para facilitar o atendimento e deslocamento. “Nossa preocupação foi facilitar o acesso aos serviços. Não adianta receber informações sobre câncer de mama se não conseguir fazer a mamografia por exemplo. Com a parceria essa dificuldade acaba porque os assistidos chegam ao serviço de saúde com o encaminhamento da Ufersa e são tratados com prioridade, ou seja, de forma rápida”, falou a assistente social.

Ela destaca ainda que a orientação também é feita aos homens. “Embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens especialmente depois dos 50 anos. Eles não devem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos e presença de líquido nos mamilos”, reforçou Janaína Holanda.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *