TRT-RN: Inspeção reduz volume de processos na fase de conhecimento em 40%.
Uma comissão de servidores percorreu o Rio Grande do Norte, entre maio e outubro desse ano, com a missão de verificar, pessoalmente, a situação dos processos em fase de conhecimento de todas as 22 Varas de Trabalho da 21ª Região, na capital e no interior.Em todas as varas, a comissão chegou a contar manualmente os processos e analisá-los, um a um, para verificar se a situação demonstrada no registro do processo no sistema e-gestão (SAP-1) correspondia à realidade.
A medida foi adotada pelo presidente do TRT-RN, desembargador José Rêgo Júnior, diante da elevada taxa de congestionamento dos processos nas Varas, apontada pelas informações fornecidas pelo E-Gestão.Antes do início dos trabalhos da comissão, no final de maio, havia 11.759 processos tramitando na fase de conhecimento em todas as Varas do Rio Grande do Norte.
O trabalho se desenvolveu em duas etapas. Na primeira, os diretores e servidores das Varas fizeram uma revisão inicial de seus processos e, de saída, já reduziram o volume em 3.618 ações na fase de conhecimento.Em seguida, os técnicos da comissão percorreram todas as Varas e verificaram, manualmente, 8.141 processos num período de quatro meses.
Desse total analisado, foram localizados 3.618 processos arquivados, em fase de execução ou de liquidação com eventos registrados incorretos no sistema.Ao final da revisão, na primeira semana de outubro, o volume de processos na fase de conhecimento em tramitação nas Varas do Trabalho do Rio Grande do Norte baixou de quase 12 mil para 3.273 processos, o que representou uma redução de 40,20%.
Durante a análise dos processos, a comissão ainda recomendou aos diretores e servidores das Varas a adoção de procedimentos para a baixa de mais 4.868 processos.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário