DETRAN APLICA PROVAS DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO NO SERIDÓ E ALTO OESTE.

Os técnicos da Subcontroladoria de Trânsito do Detran/RN estarão na próxima semana aplicando provas teóricas de legislação de tráfego voltadas aos candidatos do Seridó e Alto Oeste que desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A equipe de aplicação das avaliações visitará os municípios de Jucurutu e Caicó, no dia 28, e Pau dos Ferros, dia 30.
No decorrer deste mês, as provas teóricas já foram realizadas nas várias regiões do RN, a exemplo do Agreste, Potengi, Trairi, Oeste, e Litoral. Em um município polo a equipe atende candidatos de cidades circunvizinhas, que são enviados pelos centros de formações de condutores aos quais os usuários estão cadastrados.
Dados do setor de Estatística do Detran/RN apontam que somente no primeiro semestre deste ano foram realizados em todo o Estado 28.844 exames teóricos. Desse total, 11.144 usuários foram considerados inaptos, o que corresponde a um percentual de 38,64%. Os números também informam que 18.044 homens passaram pela avaliação, ficando reprovados 41,74% dessa soma. Já as mulheres que se submeteram ao exame foram 10.800, sendo avaliadas como inaptas 33,44% do total.
A prova teórica de legislação de trânsito é realizada após o candidato ser aprovado na avaliação médica e psicológica, como também ter concluído 30h de aula teórica em Centro de Formação de Condutor (CFC) credenciado pelo Detran. O exame é organizado com 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada e apenas uma resposta correta. Para alcançar a aprovação o avaliado deve acertar no mínimo 21 das perguntas, ou seja, 70% da prova.
O candidato aprovado no teste teórico receberá a Licença de Aprendizagem Veicular para que possa ter aulas práticas de direção, que são ministradas por um CFC. Após 15h de aula de volante, o usuário deve realizar o exame prático de direção veicular no Detran e alcançando êxito, terá direito a Permissão para Dirigir.
Fonte: Assessoria
 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *