O espetáculo infantil “Seu Sol, Dona Lua” estará pela primeira vez em Natal para uma noite de celebração no Teatro Riachuelo, na nesta terça-feira, dia 28, a partir das 19h, com entrada gratuita.

A peça aborda, em meio a fantasia, o amor entre o sol e a lua e, com a música e a arte cênica como instrumento transformador na vida de crianças e jovens. É essa a proposta da ONG Atitude e Cooperação, tendo como incentivador a Unimed que fará uma noite de celebração das atividades concretizadas pelo Projeto Cultural Música e Teatro e o Projeto Tecendo Arte. Entre eles, o espetáculo “Seu Sol, Dona Lua”.

Já o palco do Teatro Riachuelo está reservado para o encerramento do ano letivo das concepções: “Tocando a Vida com D’Amore”, com uma suíte“Seu Sol, Dona Lua” composta por Danilo Guanais e regência de Adriano Praxedes e o projeto “EnCena”, com o espetáculo de mesmo nome, texto de Marcos Sá de Paula, música original de Danilo Guanais, arranjos percussivos de Antônio de Pádua e direção de Diana Fontes.

Os projetos Tocando a vida com D’Amore e o EnCena contam com o patrocínio da Prefeitura de Natal, Funcarte, através do Programa Djalma Maranhão e da Unimed.

 

Espetáculo – “Seu Sol, Dona Lua” é composto por cinco atores e contará com a participação de 60 crianças e jovens, com idades entre 5 e 17 anos. O texto parte de uma situação de fantasia que fala do amor entre o Sol e a Lua.  A narrativa serve para questionar um dos aspectos mais negativamente reais da vida das crianças: a repressão dos mais velhos, determinada por uma visão deformada do mundo. Tal visão fica bem expressa numa das frases do personagem Tempo, para quem todas as coisas são imutáveis e definitivas, devendo o hoje ser igual ao ontem e ao amanhã.

– Aqui não pode acontecer nada diferente. Dia é dia e noite é noite.

Contra essa atitude fechada perante a vida coloca-se Tempito, que, na realidade, é o tempo novo que se inicia:

– As leis do universo não podem ser mudadas para que duas pessoas se amem?

A partir daí manifesta-se o conflito básico, com o Sol e Lua querendo se encontrar, mas sendo isso impossível porque as leis do universo determinam que o Sol se esconda às seis e meia e que a Lua só possa aparecer quando não houver mais Sol. Como os dois apaixonados irão se relacionar?

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *