A secretária municipal da Cultura, Isolda Dantas, visita nesta sexta-feira, 7, a Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), localizada em Natal. O objetivo é iniciar o processo de tombamento de prédios públicos municipais.
Inicialmente, será apresentada documentação para abertura de processo de tombamento da Estação das Artes Elizeu Ventania, Memorial da Resistência, Teatro Dix-huit Rosado e Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. A gerente de Patrimônio da Cultura, Lenilda Sousa, acompanhará a secretária na agenda administrativa.
“Existem três esferas para tombamento: municipal, estadual e federal. Esse é o primeiro passo para o tombamento federal dos nossos prédios e parte da construção de uma política de proteção do patrimônio histórico de Mossoró”, ressaltou Isolda Dantas, lembrando que nenhum prédio da cidade é tombado junto ao Governo Federal.
O IPHAN é um órgão do Ministério da Cultura que tem a missão de promover e coordenar o processo de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.
No Rio Grande do Norte, existem 47 bens tombados em nove municípios, dentre os quais 37 imagens sacras, nove edificações, um Marco quinhentista, um lavabo de pedra, além de um Centro Histórico (Natal) já tombado em caráter provisório e um bem de natureza imaterial em processo de registro, a Festa de Santana de Caicó.
Poste seu comentário