Jornada aborda cuidar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação.
Nesta segunda e terça-feira, 10 e 11, profissionais das mais diversas áreas do conhecimento estão reunidos na Universidade Federal Rural do Semi-Árido para discutir o uso das tecnologias de comunicação e informação no âmbito da saúde mental e da educação. As abordagens acontecem dentro da 3ª Jornada de Estudos do Programa Oficinando em Rede com palestras, rodas de conversas, oficinas, sessão de pôsteres e intervenções audiovisuais. Toda a programação acontece no Câmpus da Ufersa Mossoró.
Na abertura, o vice-reitor professor Francisco Odolberto de Araújo, enalteceu a importância do Programa de Extensão Oficinando em Rede pelo alcance social que vem obtendo. Para o professor, a troca de saberes entre as diversas áreas do conhecimento contribue para uma sociedade mais democrática. A Jornada traz o tema “Processos do cuidar e do aprender”. Na palestra de abertura a professora Cecília Flores, da Universidade Federal de Cciências da Saúde de Porto Alegre, abordou o tema: Tecnologias educacionais para potencialização da aprendizagem.
O Programa Oficinando em Rede: tecnologia da informação e comunicação produzindo inserção social, cuidado e formação em saúde mental tem como objetivo possibilitar, fomentar e difundir modos de inserção de tecnologia de informação e comunicação, as TICs, no campo da saúde mental. As atividades acontecem obedecendo os princípios da reforma psiquiátrica. Dentro do Oficinando em Rede são desenvolvidos os projeto Jogo Digitais, Produção de Fotografias e Vídeos e, Capacitação de Profissionais nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS e, escolas de Mossoró e cidades vizinhas.
O Programa é coordenado pela professora, Karla Demoly, que ressalta o funcionamento em rede do trabalho. “Trata-se de um trabalho de construção coletiva com professores e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento, profissionais e usuários da rede de saúde (CAPS), e, além da Ufersa, a Universidade Federal do Ceará e a da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A professora Karla Demily acredita que o diferencial do Programa é a forma coletiva de como o trabalho é concebido. “A tecnologia aproxima, ela não distância as pessoas”, reforça. Para a professora, a dedicação, o toque e o carinho são primordiais para o sucesso do trabalho.
A coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Tecnológicas – DACS, Ludimilla Carvalho, ressaltou a importância de trazer as instituições para dentro da Universidade. “Aqui não se trata de mais uma pesquisa, representa contribuição técnica para a sociedade, com a beleza da inclusão”, resumiu Ludimilla ao parabenizar a professora Karla Demoly com o Programa Oficinando em Rede.
Fonte: Assessoria
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