Projeto da Neoenergia vende 30 mil lâmpadas LED com desconto e gera economia de 1 GWh/ano.
O Grupo Neoenergia, que controla as distribuidoras Coelba (da Bahia), Celpe (de Pernambuco) e Cosern (do Rio Grande do Norte), foi premiado pelo projeto que promoveu a troca de aproximadamente 30 mil lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas por lâmpadas LED. O reconhecimento foi concedido durante o XXI SENDI – Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, realizado no início deste mês de novembro na cidade de Santos (SP).
O projeto da Neoenergia foi lançado no ano passado, com o objetivo de estimular o uso da tecnologia LED em residências, uma vez que as lâmpadas incandescentes devem sair de circulação até 2016, conforme a Portaria Interministerial 1007/2010.
As distribuidoras da Neoenergia destinaram R$ 2,3 milhões para subsidiar a compra de lâmpadas LED de 10W da Philips, o que permitiu oferecer o produto com um desconto médio de 75% nas redes de varejo Home Center Ferreira Costa (na Bahia e em Pernambuco) e o Armazém Pará (no RN). O projeto integrou os Programas de Eficiência Energética da Coelba, Celpe e Cosern, regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Os clientes da Neoenergia que atenderam aos critérios do projeto pagaram R$ 15 por unidade e puderam adquirir até cinco lâmpadas. Para isso, bastava apresentar, nas lojas credenciadas, a última conta de energia paga e até cinco lâmpadas incandescentes usadas, de 60W até 100W, ou fluorescentes compactas integradas, de 15W até 25W.
A substituição de 30 mil lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED gera uma economia total de mais 1 GWh (gigawatt-hora) por ano.
Além de não conter mercúrio, a lâmpada LED dura 15 vezes mais do que a incandescente e mais do que o dobro da fluorescente compacta – podendo ser usada durante cerca de sete anos, seis horas por dia. Ainda oferece economia de até 83% no consumo de energia, se comparada à incandescente. Também tem acendimento instantâneo, não aquece o ambiente e é ideal para iluminar objetos sensíveis ao calor e coloridos.
Durante a promoção, as lâmpadas fluorescentes descartadas pelos clientes das distribuidoras tiveram o mercúrio retirado e a destinação adequada, preservando o meio ambiente.“Nossa intenção foi fazer com que a tecnologia LED comece a ser conhecida e demandada pelos consumidores, contribuindo para o consumo sustentável de energia”, afirma a presidente do Grupo Neoenergia, Solange Ribeiro.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário