UERN entrega alimentos arrecadados em caminhada contra o câncer de próstata
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou na manhã desta segunda-feira (24) a entrega dos alimentos arrecadados na Marcha Azul, ação realizada no dia 9 de novembro, dentro da programação do projeto UERN em Movimento, com o objetivo de chamar a atenção da população mossoroense para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Foram arrecadados 641 quilos de alimentos não-perecíveis, que foram entregues à Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) pelo reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, e a secretária municipal de desenvolvimento social, Amélia Ciarlini, além do pró-reitor de extensão da UERN, Prof. Dr. Etevaldo Almeida e a diretora de desenvolvimento social da UERN, Drª. Lígia Guerra. A presidente da AAPCMR, Ana Clébea Nogueira, agradeceu a ação promovida pela UERN com o apoio da Prefeitura de Mossoró. “Ficamos felizes pois estamos vendo que as pessoas estão entendendo que o câncer é uma doença grave. Ações como essa amenizam a situação desses pacientes, pois o contexto social é um fator complicador para o paciente. Busquem amenizar o sofrimento dessas pessoas pois essa é uma briga de todos pela vida”, afirmou a presidente.
A secretária Amélia Ciarlini ressaltou a importância da parceria com a UERN neste e outros projetos e ações. “Para nós é uma grande satisfação estar junto com a UERN neste projeto. É através de pequenas ações como esta que vamos conseguir transformar a realidade da nossa sociedade”, afirmou a secretária.
O reitor Pedro Fernandes agradeceu o empenho da Prefeitura de Mossoró, que atuou no projeto UERN em Movimento disponibilizando a estrutura de oito secretarias, e parabenizou o empenho dos servidores da UERN, nas pessoas de Lígia Guerra e Etevaldo Almeida, para a concretização de ações como a Marcha Azul e o Rosa Bike. Ele ainda ressaltou o papel social da Universidade. “A UERN, além do papel formativo, tem também uma grande responsabilidade social. Essa é uma ação coletiva onde estamos concretizando a nossa responsabilidade junto à população. É um pequeno gesto que irá refletir na vida de muitas pessoas. Dr. Cure nos mostra que sozinho ninguém consegue fazer nada”, finalizou o reitor fazendo referência ao médico oncologista Dr. Francisco Cure, um dos grandes defensores da causa dos pacientes com câncer em Mossoró e região.
A Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer de Mossoró e Região possui duas casas de acolhimento (adulto e infantil) de pacientes em tratamento vindos de outros municípios. Os pacientes e seus acompanhantes recebem alimentação durante o período em que estão nas casas, além de cestas básicas ao retornarem às suas casas. Esses alimentos, bem como toda a estrutura para a manutenção das casas são possíveis graças às doações e campanhas como esta realizada através do projeto UERN em Movimento.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário