Curiosidade, aplausos e expectativas marcaram a última noite do V Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa – FINC, no sábado, 29, que trouxe surpresas e premiações aos finalistas do Concurso “Vídeo de Um Minuto”, com o tema “Mata Estrela e Suas Estórias”; e a realização da premiação aos curtas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Os vencedores do primeiro lugar ganharam uma viagem à Cracóvia (Polônia), para ter seu filme exibido no Off Plus Camera, o maior festival de cinema independente da Europa, com todas as despesas pagas e ainda conhecer o Alvernia Studios, considerado um dos cinco maiores estúdios de pós-produção do mundo.
Em primeiro lugar geral ficou o curta-metragem “Rastro da Flor”, dirigido por André Santos. “Somos gratos pela oportunidade e a premiação que o Festival nos oferece. É uma experiência única”, comemora André. Além do resultado geral, o IFRN, em parceria com o FINC entregou aos outros três melhores a mesma premiação. Em primeiro lugar “A mata de história”, em segundo “Estrela da Mata” e terceiro lugar “Baía de Fogo”.
Na ocasião, estiveram presentes autoridades como o prefeito de Baía Formosa, Nivaldo Melo, o Reitor do IFRN, Bechior Rocha e parceiros do FINC para fazer a entrega da premiação. Karine Severo, gerente de comunicação da Cosern – Grupo Neoenergia, empresa patrocinadora do Festival junto ao Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura falou da participação no FINC “É a primeira vez que estamos com o FINC e adorei a qualidade dos produtos, desejo que a parceria seja duradoura. É uma oportunidade imensa se envolver e investir na cultura através da energia; queremos expandi-la através das sete artes”, concluiu Karine.
A surpresa da noite ficou por conta da palestra com Andrés Bukowinski, diretor de cena que trouxe o primeiro Leão de Ouro de Cannes para a publicidade brasileira. Bukowinski exibiu alguns dos seus filmes publicitários, dentre eles da marca Bombril, considerado um dos mais famosos, arrancando risadas e aplausos do público presente no Festival e falou sobre sua participação na quinta edição do evento “Estou fascinado por Baía Formosa. O fato do FINC proporcionar aos jovens e ao público uma premiação para curtas e incentivar a produção cinematográfica é incrível”, finaliza o diretor.
Durante a noite ainda foram apresentados mostras de curtas internacionais, documentário sobre a Mata Estrela, curtas Off Plus Camera e mostras de curtas potiguares.
Confira lista dos vencedores e dos curtas-metragens que concorreram ao prêmio do FINC:
1º lugar geral: Rastro da Flor, de André Luiz Machado dos Santos;
1° lugar do IFRN: A mata de Estória, de Elizabeth Soares Ferreira;
2° lugar do IFRN: Estrela da Mata, de Kaiony da Silva Venâncio;
3° lugar do IFRN: Baía de Fogo, de Rodrigo Cesar Cortez de Sena.
Os dez filmes selecionados para a final do FINC Foram:
1. O Índio e a Gameleira
2. O Mistério de Araraquara
3. Rastro da flor
4. Estrela da Mata
5. Por traz das Folhagens
6. A mata é Estrela
7. A Mata de Estória
8. Baía de Fogo
9. Não Pode Ser
10. Vozes
Poste seu comentário