Assú recebe projeto Vale Sustentável
Nesta quinta-feira (04), a cidade de Assú recebeu toda equipe do Vale Sustentável, projeto desenvolvido pela Associação Norte-rio-grandense de Engenheiros Agrônomos (Anea), com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e com o apoio da Prefeitura de Assú.
Na ocasião, foi apresentado o resultado anual do projeto no auditório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para o público presente, entre elas o prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, Vinícius Ferreira – superintendente do INCRA, Raimundo Costa – delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Manoel Cândido – presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do RN (Fetarn), Alvamar Queiroz – superintendente do Ibama, Ana Balogh – gestora de projetos da Petrobras, Belchior Rocha – reitor do IFRN Central, Evandro Firmino de Souza – reitor do IFRN Ipanguaçu, presidentes de sindicatos de agricultores da região e diversas outras autoridades.
Em sua fala o prefeito Ivan Júnior parabenizou a equipe do Vale Sustentável e todos os parceiros que patrocinam e apoiam o projeto. “Queremos parabenizar a associação dos engenheiros agrônomos, a Petrobras, Ifrn, MDA, sindicatos rurais e todos que apoiam este importante projeto que realiza ações e leva conhecimento para formação de uma sociedade sustentável”, destacou o prefeito.
Desenvolvido em 11 assentamentos das cidades de Assú e Carnaubais, o projeto tem o objetivo de recuperar áreas desmatadas, buscando a conservação da biodiversidade do bioma caatinga na região do Vale do Açu. De acordo com a coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente de Assú, Ana Almeida, o projeto pretende recuperar 130 hectares de áreas de Reservas Legais e Áreas de Proteção Permanentes, fazendo a recolocação florestal através da distribuição de mudas de espécies nativas do bioma caatinga para 535 famílias dos 11 assentamentos envolvidos. “Fora esses trabalhos, a iniciativa do Vale Sustentável atuará na capacitação da comunidade em ações de educação ambiental e no treinamento de agentes ambientais, que serão responsáveis pelo cuidado das áreas a serem recuperada”, ressaltou.
Linhas de atuação
O Projeto Vale Sustentável tem parceiros como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Assú e Carnaubais e as Associações Comunitárias dos Assentamentos Rurais Prof. Maurício de Oliveira, Novo Pingos, Planalto, Morada do Sol, Ligação, Canto Comprido, Vassouras, Canto das Pedras, Irmã Dorothy e Rosa Luxemburgo.
De acordo com Ana Almeida, a Prefeitura de Assú entrou na parceria com a disponibilidade de veículos para o transporte dos técnicos e alunos que visitaram os assentamentos. “A administração municipal deu toda a ajuda estrutural ao projeto, com ônibus e carros que transportavam os técnicos em visitas aos assentamentos de Novo Pingos e Prof. Maurício de Oliveira, inclusive levando mudas e sementes para o melhor andamento do projeto”.Ao final da apresentação foram distribuídas mudas de árvores frutíferas e nativas.
Fonte: Assessoria
GLADIA VANDER LIMA LEITE
Gostaria de saber ai em assu onde encontro mudas de Banana maça feito em laboratório
GLADIA VANDER LIMA LEITE
Gostaria de saber se vocês vendem mudas de Banana maça ou tem outro local favor passar endereço