Hospital Veterinário da Ufersa conquista 20 vagas para Residência Médica.
O Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi contemplado com 20 bolsas de Residência em Saúde pelo Processo de Seleção em Área Profissional da Saúde do Ministério da Educação (MEC). As vagas estão distribuídas em 8 diferentes programas voltados para capacitação profissional em treinamento e serviço de Medicina Veterinária.
É a primeira vez que a Ufersa é contemplada com este edital para atuar com Residência no Hospital Veterinário e já começa com destaque. Apenas cinco instituições do Nordeste foram selecionadas e a Federal do Semi-Árido angariou em torno de 60% do total de bolsas disponibilizadas. As vagas serão ocupadas por meio de seleção pública aberta aos profissionais graduados em medicina veterinária.O primeiro edital será publicado já no início de 2015, de modo que os selecionados entrem em ativa no mês de março. Cada residente receberá uma bolsa no valor de R$ 2.976,26 durante o período de capacitação, com duração prevista para 2 anos. João Marcelo Azevedo é médico veterinário do HosVet da Ufersa e detalha que a grade de formação da residência está dividida em 80% de atividades práticas e outras 20% para conhecimento teórico.
Com essa conquista, o Hospital Veterinário da Ufersa também deverá ampliar a oferta de atendimento à comunidade, uma vez que passará a funcionar durante 24 horas com a implantação de serviços de urgência e emergência.
A quantidade de vagas dividida entre as áreas de atuação contempla médicos veterinários para os seguintes programas: Residência em Medicina Veterinária em Clínica Médica de Pequenos Animais (5 vagas); Anestesiologia Veterinária (3); Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais (2); Diagnóstico por Imagens de Animais de Companhia (2); Cínica Cirúrgica de Animais de Companhia (2); Patologia Clínica (2); Patologia Animal (2); Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres (2).
Para o professor Eraldo Barbosa Calado, diretor do HosVet, a conquista da Ufersa representa um avanço na consolidação do hospital da universidade. “A chegada da Residência Médica Veterinária representa uma melhora na qualidade do atendimento, do ensino e irá proporcionar, sobretudo uma qualidade de vida e bem-estar do animal atendido”, ressalta o diretor.
O Hospital Veterinário da Ufersa é a única unidade federal com essa finalidade no Rio Grande do Norte. Recentemente, as instalações do Hospital Veterinário receberam reforma por meio de um investimento na ordem de R$ 465 mil e mantém um atendimento médio de 5 mil procedimentos por ano. Além dos dois profissionais mencionados acima, a comissão que trabalhou na seleção da Residência Médica é composta também pelo médico veterinário Kílder Dantas Filguera e pela professora Regina Valéria da Cunha Dias.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário