Alunos que integram o núcleo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) Urbano, da Escola Municipal Marineide Pereira, apresentaram na noite de ontem, 12, o plano de ação comunitário, desenvolvido durante as aulas, com o objetivo de mostrar à sociedade os espaços de socialização existentes no bairro Santa Delmira.

De acordo com a secretária-adjunta municipal da Educação, Mariza Pinto, a turma, composta por aproximadamente 45 jovens com idades entre 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental, perceberam nas atividades da disciplina, “Plano de Ação Comunitária”, a ausência de informações sobre pontos culturais e atrativos no bairro e, por isso, decidiram mapear essas zonas e elaborar um guia, que será posteriormente distribuído na cidade.

“Dentro do arco de qualificação profissional que o ProJovem Urbano oferece, está incluído o setor de turismo, que foi o escolhido pelos alunos na confecção do seu plano de ação, com a intenção de atrair pessoas ao bairro, apresentar os espaços de congregação de jovens e adultos”, frisa a secretária-adjunta.

Os jovens que participam do Programa revisam todo o conteúdo do ensino fundamental ao longo de 18 meses, são contemplados com uma bolsa mensal de R$ 100 e ainda recebem aulas de qualificação que visam inseri-los no mercado de trabalho. Atualmente, além da Escola Marineide Pereira, o ProJovem Urbano, executado pela Secretaria Municipal de Educação, possui núcleos nas escolas Maria do Céu Pereira e Felício de Moura.

“Os depoimentos que ouvimos dos jovens que participam do programa são motivadores e emocionantes. No evento de ontem, por exemplo, o aluno Jailson José da Silva, nos comoveu, afirmando que o ProJovem possibilitou que ele recuperasse 10 anos da vida dele, que haviam sido perdidos”, destaca a secretária-adjunta Mariza Pinto.

Programa está com inscrições abertas

Os interessados em participar do Projovem Urbano já podem efetuar suas inscrições. As aulas terão início no dia 23 de março, nas escolas municipais Alexandre Linhares, Niná Rebouças, Raimundo Fernandes e José Benjamim.

“Temos 800 vagas disponíveis, sendo 200 para cada escola. As inscrições podem ser feitas nas próprias unidades até o início das aulas. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 3315-4942”, conclui Mariza Pinto.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *