A revitalização da cultura do cajueiro no Estado, especialmente no município de Serra do Mel, é o objetivo do deputado Souza Neto (PHS), em requerimento protocolado na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a ser encaminhado ao governador Robinson Faria, ao secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Haroldo Abuana Osório, ao diretor geral da EMATER, César Oliveira e ao diretor presidente da EMPARN, Alexandre de Medeiros, para que seja realizado estudo com setores produtivos, visando implementar programa nesse sentido.

“Discutir os caminhos para a revitalização da cultura do cajueiro, envolvendo representantes das áreas produtivas, é imprescindível à economia potiguar. Com novas técnicas de manejo e melhoramento produtivo, há esperança de resgate da cadeia produtiva”, justifica.

O deputado Souza Neto, com base em matéria veiculada pelo jornal Gazeta do Oeste, estimativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), a produção de castanhas vem sofrendo um declínio gradativo.

Segundo ele, se for feito um recorte do ano passado, pode-se constatar uma diminuição de cerca de 50% na produção de amêndoas, por exemplo. Nos anos de inverno regular, a produção do Estado ultrapassava as 50 mil toneladas e a Serra do Mel contribui e muito para estas estatísticas de crescimento da cultura do caju, gerando emprego e renda.

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *