Para inibir a ação dos transportes clandestinos nas escolas, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) está intensificando a Operação Escola Segura. Essa é a segunda edição da operação que tem como principal objetivo garantir a segurança das crianças que são transportadas em veículo escolar.
Conforme os dados da Semob, apenas 19 veículos estão cadastrados e regulares para fazer o transporte escolar, no entanto existem carros clandestinos que fazem o serviço. A Semob tem conhecimento de 12 carros clandestinos, mas o número de veículos irregulares é ainda maior. A operação é feita de surpresa no momento de chegada ou saída de alunos nas principais escolas da cidade.
Durante esse período de Operação, os agentes abordam os motoristas e verificam se os veículos estão regulares, caso não estejam, o motorista é multado e só pode voltar a fazer o transporte de crianças quando o veículo for totalmente regularizado. A Operação começou no dia 9 de fevereiro e se estenderá até o dia 9 de abril.
“Estamos em busca desses veículos clandestinos e aos poucos vamos acabar com essa prática de transporte irregular de crianças. No ano passado, dos 19 veículos que faziam o transporte escolar, oito estavam irregulares. Depois da operação, eles foram multados e procuraram a secretaria para regularizarem sua situação. Hoje eles prestam o serviço de forma correta e legal. Ano passado eram clandestinos, hoje são exemplos. Isso mostra que a ação surtil efeito, pois o principal objetivo não é multar e prejudicar, mas sim garantir a proteção dos passageiros. A segurança das crianças é a nossa principal meta”, afirma Marcondes Silva, gerente de trânsito.
A Operação Escola Segura é feita através da parceria da Semob, com a Guarda Municipal e com o Conselho Tutelar. Segundo Marcondes Silva, a Semob fica responsável pela fiscalização e multas nos transportes; a Guarda Municipal pela segurança na operação e o Conselho Tutelar fica responsável pelo apoio e encaminhamento das crianças. “Muitas vezes, os pais nem sabem que o transporte que leva o filho é irregular. Quando abordamos um veículo irregular, o Conselho Tutelar leva as crianças, as deixa em casa e orienta aos pais. É importante essa ação conjunta”, finaliza o gerente de trânsito.
Poste seu comentário