MUNICÍPIO ZERA A FILA  DOS QUE PRECISAVAM DE FISIOTERAPIA

O município de Mossoró zerou a fila de espera dos pacientes que precisavam de tratamento fisioterapêutico no Centro de Reabilitação de Mossoró Dr. Ozias Alves de Souza. O dado é comemorado pela Secretaria Municipal de Saúde, que empreendeu esforços para atender a demanda de mais de 600 pessoas que aguardavam o atendimento na fila de espera.

Segundo o setor de Atenção Especializada, em dezembro de 2014 havia mais de 600 pessoas na fila, algumas delas aguardavam o tratamento de fisioterapia desde 2013. Para agilizar a demanda, foi feito no mês de setembro um planejamento em cima de uma demanda crescente. A Secretaria de Saúde fez essa programação através de um sistema de classificação de riscos, que prioriza atendimentos mais urgentes. “É um modelo inovador e ágil que beneficiou quem precisava do tratamento. Além do benefício aos pacientes, também melhorou a condição de trabalho dos profissionais”, explica Leonardo Rodrigues, gerente da Atenção Especializada.

Atualmente, a Secretaria de Saúde realiza cerca de 100 consultas por semana. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ao Centro de Reabilitação ou a três unidades conveniadas, que realizam o tratamento fisioterapêutico de trauma, ortopedia e reumatologia. O objetivo é fazer com que os pacientes não esperem mais que 30 dias para receber as primeiras avaliações.

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, comemora. “Fizemos uma reestruturação no serviço, que beneficiou profissionais e pacientes, humanizando e dando mais condições de trabalho aos profissionais. Em breve, também empreender esforços para agilizar o atendimento no Centro de Obesidade”, declara a secretária.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *