Semob retoma pesquisa de campo sobre Mobilidade Urbana

Conhecer o padrão de deslocamento da população, redefinir rotas, quadro de horário e o itinerário dos ônibus são os principais objetivos da pesquisa de campo que está sendo realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB). A segunda fase da ‘Pesquisa de origem e destino’ será iniciada na segunda-feira, 23. Para conseguir obter os dados com mais rapidez, a Semob contratou mais 13 pesquisadores estagiários, agora a equipe terá 20 pesquisadores.

De acordo com Ramon Nascimento, diretor de transporte da Semob, o aumento de pesquisadores em campo vai facilitar o trabalho de coletas e acelerar a conclusão da pesquisa. Ele informa que os pesquisadores vão percorrer 17 bairros para aplicar o questionário sobre o transporte público municipal. O objetivo geral da pesquisa é facilitar a mobilidade urbana.

Na primeira fase da pesquisa, o formulário foi aplicado em empresas e nos bairros, já nessa segunda fase, os pesquisadores vão aplicar o formulário somente nos bairros. Para ter um dado seguro, serão entrevistados cerca de 2.200 moradores e aproximadamente 5 mil usuários de transporte público.

“Ao concluir essa coleta de dados, as informações serão usadas para criar um plano diretor na área de transporte público que atenda às exigências e necessidades da população. Com esses dados, poderemos saber onde precisa de mais ônibus, os horários que a população mais precisa e assim redefinir rotas e horários”, comenta Ramon Nascimento.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *