Produtores de orgânicos participam de feiras agroecológicas
Produtos livres de agrotóxicos, respeito ao meio ambiente e ao consumidor e a inclusão produtiva são marcas das feiras agroecológicas apresentadas pelos agricultores familiares do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
O município de Mossoró foi a primeira cidade do estado do Rio Grande do Norte a apresentar duas feiras de orgânicos e uma delas localizada na zona rural, além de ter apresentado, no último ano, um aumento de 100% na quantidade do PAIS. Agora são 60 projetos que, além da comercialização semanal nas suas comunidades, aos sábados, reúnem os agricultores participantes na Praça do Museu Municipal Lauro da Escóssia; e aos domingos, no Projeto de Assentamento Eldorado dos Carajás II, antiga Maisa, ambas de 6h às 9h.
A agricultura familiar deixou de ser uma cultura de incremento na renda e passou a ser, para dezenas de famílias do campo, fonte de sobrevivência. As feiras são resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN). São comercializadas, além de hortaliças e legumes, frutas, peixes e produtos derivados do mel.
Poste seu comentário