Vários rituais são celebrados durante a Quaresma entre eles a Benção de Ramos,o Lava-pés,a procissão do Senhor Morto e finalmente a missa de Páscoa (Ressureição de Cristo) ,todos esses rituais cátolicos são repetidos a séculos . É comum neste periodo o jejum e a abstinência de carnes,por conta disso o consumo de peixes e vinho tornou-se comum . O ponto máximo é o encerramento no domingo(4) com a missa de Páscoa e a Ressurreição de Jesus em todas as paróquias da cidade . Alguns dos roteiros mais procurados no Estado durante a Semana Santa são:O Santuário do Lima em Patu e o Monte do Galo em Carnáuba dos Dantas ambos valem apenas se vistos em qualquer época do ano.
Com mais de dois séculos de existência, o Santuário do Lima, localizado na cidade de Patu, interior do Rio Grande do Norte, é um dos locais mais procurados pelos fiéis católicos nesta época do ano. Ali, as celebrações sempre atraíram multidões, como aconteceu na missa de domingo passado.
O Santuário do Lima é muito procurado por aqueles que querem fazer retiros, orações e procuram o silencio interior e, principalmente, a presença de Deus. O santuário oferece toda uma estrutura de hospedagem e acomodação para os visitantes e romeiros no hotel do santuário.Nesta sexta-feira santa, Carnaúba dos Dantas como todos os anos é o caminho de fies e vários turistas que visitam o município seridoense para assistirem a encenação da Paixão de Cristo. O evento acontece na Praça dos Romeiros. Os atores envolvidos na peça são filhos de Carnaúba dos Dantas (trabalhadores rurais, de cerâmicas, servidores públicos, trabalhadores anônimos, donas de casa, etc.). Na manhã desta sexta-feira, já era grande o número de romeiros que se aglomeravam no Monte do Galo, local visitado por milhares de fies durante todo o ano. São esperados até às 16h, início do espetáculo, aproximadamente 15 mil turistas de todo Seridó e parte da Paraíba.
Encravada no interior do sertão do Rio Grande do Norte, a cidade de Santa Cruz, a 120 quilômetros de Natal, ganha destaque no cenário católico mundial. É nesse município de 35 mil habitantes, localizado na região conhecida como Trairi, que se encontra a maior imagem do catolicismo do mundo: uma estátua de Santa Rita de Cássia, a padroeira da cidade. Ela tem 46 metros de altura. Se contabilizado o pedestal de seis metros, a Santa Rita erguida em Santa Cruz chega a 52 metros. O Cristo Redentor, no Rio, tem 38 metros, já somado o pedestal.
A obra foi feita graças a um convênio da cidade com o governo federal, que liberou recursos pelo Ministério do Turismo. No total, foram gastos cerca de R$ 6 milhões na construção da estátua. O objetivo foi unir a religiosidade do povo ao fomento do turismo local.
Poste seu comentário