Probec é apresentado para coordenadores da Secretaria Estadual de Educação

 

O Programa Brasileiro de Educação Cidadã – Probec deu mais um passo importante para que a Cidadania seja assunto obrigatório nas escolas públicas do Rio Grande do Norte. O Probec foi apresentado nesta segunda-feira (13) para os coordenadores da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, por um dos seus idealizadores, o Juiz Jarbas Bezerra.

Durante mais de duas horas de reunião, presidida pela secretária adjunta Socorro Batista, representantes da Diretoria Regional de Ensino – DIREC; Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar – CODESE; Subcoordenadoria de Ensino Fundamental – SUEF; Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos – SUEJA; Sub Coordenadoria de Ensino Médio – SUEM; Subcoordenadoria de Ensino Profissional – SUEP e a Coordenação Regional – CORE participaram de uma palestra explicativa sobre como surgiu o programa e a Lei Complementar nº. 494/2013, de 27/08/2013, instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Estadual da Educação Cidadã e o mês corrente como ‘Setembro Cidadão’. O Estado do Rio Grande do Norte foi o pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, maior ferramenta democrática de que dispõe o povo brasileiro. A reunião também contou com a participação do Coordenador do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos, João Maria Mendonça de Moura.

Idealizado pelo Juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira, o Probec faz parte do Centro Brasileiro de Educação Cidadã – Cebec. O objetivo maior da reunião foi mostrar para cada representante um programa pioneiro e que pode agir como um facilitador na educação da cidadania.

No final da reunião ficou decidido que a Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar – CODESE irá encaminhar uma solicitação de dois membros de cada setor para formar uma comissão. Essa comissão será oficializada pela Secretaria Estadual de Educação para implementar o programa nas escolas do Estado.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *