PMM e Mais Médicos entram em acordo sobre auxílio-transporte

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 16, com representantes do programa Mais Médicos e do Ministério da Saúde para discutir a questão do auxílio-transporte dos 14 profissionais intercambistas que atuam em Mossoró.

É que segundo a portaria do Ministério da Saúde 20/2013, o Município deve arcar com as despesas de auxílio-alimentação e de moradia, não havendo obrigação da gestão municipal de arcar com despesas de auxílio-transporte. Porém, esse subsídio estava sendo custeado pelo Município há um ano, como foi acordado quando os profissionais começaram a atuar em Mossoró. O período, segundo o acordo, era suficiente para que os médicos se adaptassem na cidade, não necessitando mais do recebimento de auxílio para locomoção.

Na reunião, ficou acordado que o subsídio será estendido por três meses e que o transporte será normalizado já nesta sexta-feira, 17, além de que será feita uma reunião mensal com representantes dos médicos e da Secretaria Municipal de Saúde. O acordo se dá com a cessão de dois veículos que realizam o translado dos profissionais da residência até a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde atuam.

De acordo com Karoline Rebouças, referência do Ministério da Saúde e que participou do momento, a reunião foi importante para que médicos e Secretaria de Saúde entrassem em um acordo. “Foi muito positiva, pois mostrou resolutividade, inclusive com importantes pactuações com relação à logística e processo de trabalho”, elogiou.

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, afirma que os profissionais fazem uma importante atuação na cidade e que as próximas reuniões também servirão para discutir os fluxos de atendimento e melhorar a assistência aos profissionais e usuários de saúde. “Já estabelecemos um calendário de reuniões para os próximos meses por entender que o diálogo é o melhor caminho. Chegamos a um comum acordo para que o atendimento à população não seja prejudicado”, conclui.

A reunião contou com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, do Ministério da Saúde, da representante do programa Mais Médicos no RN, Maria Helena, e do representante dos profissionais que atuam em Mossoró, Yohendris Lopez.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *