Aulas do ProJovem Campo começam em 6 comunidades rurais
Na noite desta quinta-feira, 23, foram iniciadas as aulas do ProJovem Campo – Saberes da Terra. O programa é do Governo Federal e é executado no município em parceria com a Prefeitura de Mossoró. As aulas estão acontecendo em seis escolas da Rede Municipal localizadas na zona rural.
O ProJovem Campo – Saberes da Terra, além de oportunizar escolarização e conclusão do Ensino Fundamental, possibilita aos alunos e alunas desenvolverem atividades profissionalizantes ligadas ao meio agrícola e rural. O público-alvo do programa são jovens entre 18 a 28 anos que não concluíram o Ensino Fundamental, mas que sabem ler e escrever de forma básica. Mensalmente, os alunos matriculados no ProJovem receberão uma bolsa no valor de R$ 100,00. Mas, para o recebimento é preciso ser assíduo e desenvolver as atividades pedagógicas do programa.
A secretária municipal da Educação, Iêda Chaves, participou da primeira aula na Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto, na localidade Jucuri. As aulas também estão acontecendo na Escola Municipal Neci Campos, na localidade Juremal; Escola Municipal São Romão, em São Romão; Escola Municipal Professor Maurício de Oliveira, na Maísa; e Escola Municipal Dr. José Gonçalves, em São João da Várzea; e Escola Municipal Sindicalista Antônio Inácio, na Barrinha.
“Esse momento é muito importante. Está começando na noite desta quinta-feira uma etapa fundamental para a vida desses jovens. Eles estão tendo a oportunidade de concluir essa etapa de ensino que abrirá novos horizontes. Por isso fizemos questão de estar aqui para dar as boas-vindas e passar nosso sentimento de entusiasmo e desejo de sucesso”, disse a secretária.
Não é fácil concluir o Ensino Fundamental quando se passa dos 18 anos de idade, principalmente para quem tem filhos e não tem com quem deixá-los no momento das aulas, que acontecem no turno noturno. Mas, de acordo com a secretária, não há desculpas para quem tem vontade de vencer na vida e quebrar a barreira da falta de escolaridade.
“São muitos os problemas que dificultam esses jovens concluírem o Ensino Fundamental. Os principais deles são as obrigações com as famílias. A principal questão é com quem deixar meu filho na hora da aula? Mas para isso disponibilizamos espaço e profissional para fazer o acolhimento dessas crianças, ou seja, os filhos pequenos poderão acompanhar seus pais no ProJovem Campo. Tanto o pai e a mãe, quanto seus filhos terão atividades pedagógicas, como também alimentação escolar”, destacou Iêda Chaves.
Mais de 30 profissionais estão atuando na execução do programa nas seis comunidades rurais. São coordenadores, professores de linguagens, códigos e suas tecnologias, professores de ciências humanas, professores de ciências da natureza e matemática, educadores de qualificação profissional e social, professores para atendimento das salas de acolhimento e merendeiras.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário