Ufersa promove comemorações pelo Dia internacional da Mulher Negra e o dia Nacional de Tereza de Benguela
Em comemoração ao Dia internacional da Mulher Negra e o dia Nacional de Tereza de Benguela, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido por meio da Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social – CAADIS, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB, em parceria com o Centro Feminista 8 de Março de Mossoró e o Projeto de Extensão Mulheres da Lama, estão antecipando as comemorações, e na próxima sexta-feira, 24 de julho, oferecerá uma programação especial, com cinema e oficina, das 14h às 17h, no Centro Feminista 8 de Março.
Oficialmente, comemora-se o Dia internacional da Mulher Negra e o dia Nacional de Tereza de Benguela, em 25 de julho, um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe, no contexto atual de dar visibilidade e reconhecimento à presença e a luta das mulheres negras.
A programação contará com a exibição do documentário “Mulheres da lama” produzido por Francisco Bezerra. O filme retrata a mulher negra, viúva e mãe de 19 filhos. Uma história de luta e resistência de Dona Terezinha de Jesus, 82 anos, que há mais de seis décadas sobrevive como marisqueira, em Porto do Mangue, no Rio Grande do Norte. E com uma oficina de turbante com a professora Ady Canário. O evento ainda contará com a participação de Camila Paula da Assessoria de Comunicação do Centro Feminista – CF8 e Adriana Vieira – Coordenadora do CF8.
Poste seu comentário