Uma matéria do jornal Folha de S. Paulo faz uma análise sobre a alta do dólar e as tentativas do governo em contê-la. De acordo com a reportagem, o Brasil já gastou cerca de três anos do que é investido no Bolsa Família para tentar manter a moeda norte-americana sob controle.

Isso porque, em agosto de 2013, o dólar era cotado a R$ 2,44 e o Banco Central anunciou o maior programa brasileiro de intervenções no câmbio. Agora, o BC acumula perda de R$ 86 bilhões: o equivalente a três anos de pagamentos do programa social.

Quando foi anunciada, essa política do BC foi vista por diversos economistas justamente como uma maneira de segurar a alta do dólar para ajudar no combate à inflação. Algo que, hoje, está acontecendo.

A ação do banco consiste em oferecer uma espécie de proteção contra oscilação da taxa de câmbio, reduzindo a procura pela moeda estrangeira. Em troca, recebe uma remuneração com base em taxas de juros. Nesse contexto, quando acontece uma forte alta do dólar, o governo perde dinheiro.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *