Município adere ao programa Conexão Prevenção
Trabalhando o combate às drogas baseado na tríade prevenção – cuidado – repressão, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, em reunião com promotores de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, aderiu ao programa Conexão Prevenção. A adesão ocorreu durante reunião realizada na tarde desta terça-feira, 8, no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência.
O programa Conexão Prevenção trabalha com três eixos: Jogo Elos, construindo coletivos; #TamoJunto e o Fortalecendo Famílias. Através da ação integrada entre sete secretarias municipais (Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Juventude, Esporte e Lazer, Cultura, Segurança Pública e Defesa Civil e Cultura), serão trabalhadas estratégia de interação entre crianças, jovens, famílias e educadores no combate e prevenção ao uso das drogas.
“Vamos trabalhar o cuidado, a prevenção e o combate às drogas, dando continuidade ao trabalho que o Município já vem realizando muito forte nessa área. Através dessa adesão ao Ministério Público com o programa Conexão Prevenção, vamos realizar ações articuladas e integradas visando potencializar o trabalho de um assunto que, direta e/ou indiretamente, diz respeito a todos nós”, disse Francisco José Júnior.
Através do eixo Jogo Elos, construindo coletivos, o público-alvo será educandos da 1ª a 5ª série do ensino fundamental, que visa fomentar atitudes participativas e colaborativas promovendo a construção de coletivos democráticos. O segundo ramo de trabalho, denominado #TamoJunto, trabalhará os conceitos de influências sociais e o desenvolvimento de habilidades de vida associadas à prevenção do uso de drogas, com educandos da 7º e 8º séries, em oficinas realizadas com pais e responsáveis.
O último eixo será o Fortalecendo Famílias, que tem como proposta a intervenção junto aos familiares e tem por objetivo reduzir os fatores de risco de uso e abuso de substâncias por adolescentes. O trabalho atua na construção e no fortalecimento dos vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção contra o uso de drogas.
Em março, o MPRN lançou o projeto Transformando Destinos, que desenvolve estratégias de enfrentamento às drogas e suas consequências. Executado em parceria com a Prefeitura, o programa Conexão Prevenção é um dos braços desse projeto, que será desenvolvido através do Comitê Gestor de Políticas sobre Drogas.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário