Justiça pode amputar sonho de mais um Rosado em Mossoró
A reprovação das contas da ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB) pode torná-la inelegível. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), faltou transparência na identificação de doadores da campanha de 2014, bem como destino do dinheiro que sobrou dessas doações.Embora grave, essa decisão não afeta sua elegibilidade, porém alerta o Ministério Público que pode entrar com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), cassando o seu diploma de suplente de deputada federal, o que a deixará impedida de disputar qualquer cargo.
Isso acontecendo, ela se iguala a ex-governadora Rosalba Ciarlini (sem partido) que foi considerada inelegível nas três instâncias, e a ex-prefeita Cláudia Regina (DEM) que foi cassada em 11 processos, incluindo um referente a reprovação das contas de campanha.
Veja trechos do acórdão do TRE/RN
“O recebimento de recursos sem a correta identificação do CPF/CNPJ do doador, bem assim a divergência quanto ao valor das sobras financeiras, quando considerados os valores informados pela candidata e aqueles visualizados nos extratos apresentados, em conjunto com as demais irregularidades, afetam a credibilidade dos dados declarados pela candidata, não tendo sido superada por conta da ausência de manifestação da requerente no prazo estabelecido”.
“Impossibilidade de aprovação em virtude dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade, em função da natureza e quantidade das irregularidades verificadas. Impossibilidade de aprovar contas com base em suposições, ante o necessário caráter contábil exigido na apresentação destas”.
Poste seu comentário