Um grupo de deputados do PT, PSOL, PMDB, Rede e PSB protocolou nesta quinta-feira (1º) um requerimento dirigido ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cobrando explicações dele sobre as denúncias de que ele teria conta no exterior.Segundo a Procuradoria Geral da República, o Ministério Público da Suíça enviou na quarta-feira (30) ao Brasil os autos de uma investigação sobre Cunha por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção passiva e que apontaria a existência de contas bancárias em nome dele e de parentes no país europeu.
Questionado pela imprensa, o presidente da Câmara tem se recusado a responder se tem ou não conta na Suíça. O advogado que o representa, Antonio Fernando de Souza, também diz que não falará sobre o assunto porque não teve conhecimento do teor da investigação.Em depoimento à CPI da Petrobras, no entanto, Cunha negou que tivesse conta no país europeu. Ele prestou depoimento à CPI em 12 de março de forma espontânea, assim que saiu a lista dos políticos investigados pela Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras. As investigações do Ministério Público suíço começaram em abril deste ano, segundo informou a PGR.
Na ocasião, o peemedebista foi questionado pelo deputado Delegado Waldir (PSDB-GO) sobre a existência de contas na Suíça ou em algum paraíso fiscal. Cunha negou: “Não tenho qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta que está declarada no meu imposto de renda”, disse.
“Delegado Waldir, estou dizendo para vossa excelência, clara e textualmente, as coisas bem concretas: o senhor Fernando Soares [apontado como lobista do PMDB no esquema da Petrobras] não representa o PMDB e não me representa; não tenho qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta que está declarada no meu Imposto de Renda; e não recebi qualquer vantagem ilícita ou qualquer vantagem com relação a qualquer natureza vinda desse processo”, disse Cunha.Em sua declaração de renda entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2014, Cunha informou ter apenas uma conta, no banco Itaú, com saldo de R$ 21.652,39. Não há na declaração qualquer informação sobre conta no exterior. (G1)
Poste seu comentário