Programa Trabalho Justiça e Cidadania debate Saúde e Segurança no Trabalho.

 

Teve início na última segunda-feira (05), o 4º Ciclo de palestras do Programa Trabalho Justiça e Cidadania com o tema Saúde e Segurança no Trabalho. O tema foi escolhido em atenção ao dia 10 de outubro, Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, instituído pela Lei Federal nº 12.645 de 16 de maio de 2012. Nesta quarta-feira (07), a palestra foi ministrada na Escola Estadual Francisco Ivo pelo servidor do TRT-RN, Daniel Cardinelli, e atendeu a estudantes do 1º, 2º e 3º ano.”A palestra trata da importância da prevenção para evitar os acidentes de trabalho e visa, ainda, criar uma conscientização sobre as obrigações da empresa e sobre a atenção que o empregado deve ter com a própria saúde”, informou o servidor do TRT-RN.

Durante a palestra, Daniel Cardinelli também esclareceu dúvidas sobre direitos trabalhistas aos estudantes que estão, em muitos casos, entrando no mercado de trabalho.”O TJC é muito importante, pois impacta a vida dos estudantes e das suas famílias que, a partir do conhecimento adquirido em sala de aula, entram no mercado de trabalho muito mais preparados para enfrentar os desafios e para garantir os direitos básicos”, avaliou Cardinelli.Mayra Silva, estudante do 2º ano, foi uma das alunas esclareceram as dúvidas durante a palestra e garante que é uma multiplicadora dos conhecimentos adquiridos com o TJC. “As informações são muito úteis e eu divulgo em casa e para meus amigos. Acredito que,sem conhecimento, podemos perder direitos. Hoje, após participar do TJC, me sinto mais capacitada para começar a trabalhar”, disse a aluna.

Para a professora Alcione Santos, o TJC aproxima os estudantes do Poder Judiciário.” O Programa é incrível, pois apresenta aos jovens questões que devíamos aprender nas primeiras séries como a Constituição e direitos fundamentais e básicos. Além do aprendizado, o TJC aproxima esses alunos da Justiça e muitos deles são despertados para o Direito onde encontram um futuro profissional”, comentou a professora.Até a sexta-feira (09), haverá palestras nas Escolas CENEP, Professor Antônio Pinto, Professora Maria Araújo, em Natal, e Juscelino Kubistchek, em Assu.

O Programa Justiça, Trabalho e Cidadania é promovido nacionalmente pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) e, no Rio Grande do Norte, ele é realizado desde 2006, pela Amatra21, em parceria com o TRT-RN, Secretaria Estadual da Educação, OAB, MPT-RN e Associação Norteriograndense dos Advogados Trabalhistas (ANATRA).Em 2015, no Rio Grande do Norte, o TJC está sendo realizado nas Escolas Estaduais Ana Júlia Mousinho, Francisco Ivo, Berilo Wanderley, Professor Antônio Pinto, Professora Maria Araújo e o CENEP, localizadas em Natal, além da Antônio Aladim, em Caicó e Juscelino Kubistchek, em Assu.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *