Virada Feminista reunirá artistas locais e nacionais na 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres este sábado em Mossoró
Sábado, 17, é o dia da Virada Feminista Agroecológica e Cultural em Mossoró. O evento contará com uma programação de oficinas e intervenções culturais por bairros populares e, às 17h, com shows musicais de artistas locais, regionais e nacionais no centro da cidade. Entre as cantoras que irão se apresentar, estão Khrystal e Ellen Oléria, vencedora da primeira edição do The Voice Brasil.
Começando às 6h no Polo Margarida Alves, que será na rua Herondina Cavalcante Dantas, bairro Nova Vida, a bicicletada feminista circulará pelas ruas da comunidade, reafirmando que aquele território é de propriedade coletiva. Como uma ronda feminista, a bicicletada vai dizer nas ruas percorridas: Não à especulação imobiliária! Não ao tráfico e não ao controle militar. Em seguida, o programa Espaço Lilás será ao vivo com participação popular e às 10h, acontecerão as oficinas de rádio, stencil e redes sociais.
No Polo Romana Barros, na escola Raimundo Gurgel, bairro Lagoa do Mato, a programação começará às 13h com oficinas de batucada, fotografia e danças populares finalizando às 15:30h com um cortejo pelas ruas do bairro. Às 16h, no Polo Pagu, na Praça das Cobras, bairro Santa Delmira, haverá oficina de filtro dos sonhos e de poesia marginal culminando com o sarau Boca do Bueiro.
No centro da cidade, funcionará o Polo Frida Kahlo onde, a partir das 16h, terá início a Feira de Economia Feminista e Solidária e exposição fotográfica no Beco das Artistas. Às 17h, a Batucada Feminista abrirá o palco dos shows para todos os gostos musicais. De acordo com Andréa Souza, da organização do evento, “vamos ter samba com a Samba de Rosas, reggae e MPB com Roberta Kaya, rock com Shirley Cordeiro e banda, as repentistas Minervina e Soledade, Forró com elas, o som gostoso de Khrystal e Ellen Oléria e o espetáculo Mulheres, lutas e memórias preparado, com artistas mossoroenses, especialmente para a nossa Virada Feminista”.
A Virada Feminista Agroecológica e Cultural será o encerramento da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, movimento que atua em mais de 64 países e que, desde os anos 2000, realiza grandes ações de mobilização para auto-organização e para fortalecer o feminismo e a luta pela igualdade. Conceição Dantas explica que: “A Virada aqui em Mossoró será para ocupar as ruas da cidade mostrando a força da auto-organização, a cultura e as alternativas que nós, mulheres, construímos para lutar contra as amarras do capitalismo, do machismo, racismo e lgbtfobia”.
O evento tem a realização da Marcha Mundial das Mulheres e Centro Feminista 8 de Março, patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Governo Federal e conta com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura de Mossoró.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário