A reestruturação da carreira militar foi foco de audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O debate, proposto pela deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), reuniu praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para discutir a possibilidade de ingresso único nas carreiras. A proposta que tramita no Congresso Nacional, é alvo de debate constante nas casas legislativas do país.

Com opiniões diversas sobre o tema, oficiais e praças têm posicionamentos contrários à unificação da forma de se ingressar na Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros. Enquanto os oficiais defendem que a reestruturação da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros não modifique a forma de ingresso, onde há a possibilidade da sociedade disputar vaga no Curso de Formação de Oficiais, os praças acreditam que o mais justo seria abrir a possibilidade para que os membros da corporação possam crescer de acordo com a capacitação e tempo de serviço.

No debate, Cristiane Dantas ponderou os argumentos de ambos os lados. Enquanto os praças acreditam que o modelo atual é desagregador, ao determinar que um subtenente com 29 anos de carreira e mais de 47 anos de idade seja subordinado a um jovem com 22 anos de idade sem nenhuma experiência profissional e que é tenente, os oficiais acreditam que a proposta poderá dissolver vantagens da carreira de oficial.

Para o debate Carlos Augusto Maia (PTdoB), que também participou da discussão, é necessário que o debate seja levado a toda a sociedade para que parlamentares e população tenham condições de opinar de maneira embasada.

O posicionamento do parlamentar é semelhante ao da deputado Cristiane Dantas, que enalteceu a participação de todos no debate e garantiu que o Legislativo permanecerá com as portas abertas para se debater o tema.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *