Nesta quarta-feira, dia 09, às 17 horas, no edifício sede da Procuradoria Geral do Estado, o Procurador Adalberto Targino, após consagradora eleição com a participação de todos os procuradores e a ratificação unânime do Egrégio Conselho Superior da PGE-RN (órgão máximo de deliberação coletiva) e nomeação pelo Governador do Estado, será empossado solenemente no cargo de Procurador Corregedor-Geral do Estado, único cargo eletivo de Administração Superior do Poder Executivo do RN. Como suplente eleito na chapa tomará posse no mesmo evento o Procurador José Duarte Santana.
Adalberto Targino, que conta com 22 anos de exercício no cargo de procurador do estado e já exerceu quase todos os cargos da Procuradoria Geral, já foi eleito em datas diferentes três vezes para o cargo de Corregedor Geral. Foi, ainda, jornalista (articulista e cronista) de diversos jornais do RN, PB e RJ, bem como Promotor de Justiça, Juiz de Direito Substituto, Secretário de Estado, Professor Universitário de Direito e Presidente da Associação dos Procuradores do Estado. É poeta e presidente da Academia de Letras Jurídicas do RN, com assento no Instituto Histórico e Geográfico/RN, União Brasileira de Escritores e Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas.
A posse solene, por exigência legal, será perante o Egrégio Conselho Superior da PGE, com discurso de despedida do atual Corregedor Geral Luiz Antonio Marinho da Silva (também ex-Consultor Geral do Estado) e alocução de agradecimento do sucessor Adalberto Targino, sob a presidência do Procurador-Geral Wilkie Rebouças.
Jose Antônio Linhares
Ser eleito para um importante cargo como esse por uma elite intelectual pensante como os Procuradores do Estado é preciso ser gente boa,aglutinador,competente e carismático.Conheço a familia de dr.Adalberto Targino e a sua bela trajetória de vida profissional e pessoal.Merece todo o respeito e admiração de quem o conhece de perto.