Todo dia e a todo instante temos um mar de informações a nossa frente e somos o pescador de conhecimento. Preparemos nossa vara, isca e anzol para o novo ano que se inicia.
No decorrer do ano tomamos decisões que são relativamente simples e outras são bastante complexas. As decisões geralmente envolvem questões como: incerteza, complexidade, diversas alternativas, alto riscos das consequências e até aspectos interpessoais. Por isso, a informação confiável e em tempo hábil é um fator primordial para a tomada de decisão. A cada ano aumenta a sobrecarga de informação. Para muitas pessoas a informação passa a ser um fardo, tornando cada vez mais complexo o gerenciamento das informações no âmbito pessoal e profissional.
O problema não se concreta apenas na sobrecarga de informação e sim na nossa incapacidade de saber o que fazer com ela. A era em que vivemos exige uma maior habilidade para gerenciar informações, pois a capacidade de organizar e gerenciar a informação é impactante para o sucesso pessoal, profissional e das organizações, sendo determinante para a nossa produtividade diária. Por isso, devemos buscar encontrar as melhores práticas de lidar e organizar as informações, encontrando ou criando técnicas eficazes e que façam a diferença.
Uma das tarefas mais importantes que podemos fazer para gerenciar melhor a informação é sermos seletivos, estabelecendo um fluxo de entrada de informações relevantes, colocando em primeiro plano as informações fundamentais. Também precisamos aprender a arquivar ou eliminar as informações que não são mais úteis, seguir a orientação de Doris Drucker e jogar informação no lixo. Assim, podemos melhorar nossa habilidade de gerenciar o enorme volume de informações que nos chega diariamente.
Em se tratando de informação que agregue conhecimento a qualidade é mais importante que a quantidade. O excesso pode ser mais danoso do que a escassez. É preciso termos em mente que a velocidade de mudança e de transformação, aliada ao tempo, muda constantemente o que é importante e o valor da informação, fazendo com que constantemente reestruturemos a informação para apoio à tomada de decisão nos cenários futuros.
A todo momento estamos lidando com informações, que nos possibilita aprender algo novo. Neste ano e cada vez mais precisamos otimizar nosso tempo, bem como saber lidar com a enorme quantidade de informação em circulação, com a dificuldade de assimilação e com os novos meios de transmissão. Assim, a informação continuará sendo uma importante e estratégica aliada na geração de conhecimento em nossa vida pessoal e profissional.
Texto extraído do Linkedin
Poste seu comentário