O prefeito Francisco José Júnior anunciou na tarde desta segunda-feira, 18, no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, o Projeto de Lei Complementar nº 122, enviado para apreciação da Câmara Municipal de Mossoró, propondo uma nova estrutura organizacional do governo para redução de despesas. O pacote de medidas apresentado é resultado de estudos realizados ao longo dos últimos meses pela equipe técnica da administração.
A equipe apontou que as ações são necessárias, frente à atual situação política e econômica do país, o que reflete diretamente nas contas públicas e tornam indispensáveis as atitudes austeras para a retomada do equilíbrio econômico e financeiro do Município. A iniciativa visa amenizar o impacto da folha de pagamento frente às constantes quedas na arrecadação, além da busca pela excelência no planejamento e atendimento à população.
A proposta estabelece a redução de 30% nos gastos com os salários dos comissionados, provocada por uma reorganização das secretarias municipais, inclusive extinguindo todas as secretarias adjuntas. O intuito é enxugar os custos de manutenção da máquina administrativa, o que deve resultar em economia anual de cerca de R$ 1.716.000,00.
A reorganização prevê a nova estrutura da gestão composta da seguinte forma: Secretaria Municipal de Administração e Finanças (SEMAD); Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMECE); Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESEM); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo (SEDAT); Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB).
O contexto mantém as já existentes, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude (SEDS), Secretaria Municipal de Comunicação Social (SECOM), Secretaria de Gabinete do Prefeito, e Instituto Municipal de Previdência Social (PREVI). No caso da Secretaria da Fazenda, ela continua existindo, no entanto, mantendo o caráter exclusivo de arrecadadora do Município.
Sendo assim, as 19 secretarias então existentes devem ser reduzidas a 11, por meio de fusão entre parte delas. A junção dessas pastas cria, consequentemente, em suas estruturas, as secretarias executivas, sendo elas a de Gestão Orçamentária, Rede Municipal de Ensino, Cultura, Esporte e Lazer, Atenção Integral à Saúde, Mobilidade Urbana e Trânsito, Agricultura e Recursos Hídricos, Turismo, Engenharia e Projetos, Meio Ambiente e Urbanismo, e Serviços Urbanos. As secretarias executivas de Gestão de Pessoas e Licitações, Contratos e Compras permanecem no organograma do Poder Executivo Municipal.
Mesmo com as mudanças da proposta enviada nesta segunda-feira, o Poder Executivo altera, mas mantém a essência da Lei Complementar nº 105, datada de 4 de julho de 2014, adequando e corrigindo as deficiências apresentadas no texto anterior.
ESTRUTURA DAS SECRETARIAS ANTES DA PROPOSTA:
– Secretaria Municipal da Fazenda;
– Secretaria Municipal da Administração;
– Secretaria Municipal de Planejamento;
– Secretaria Municipal de Educação;
– Secretaria Municipal de Saúde;
– Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude;
– Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil;
– Secretaria Municipal de Esporte e Lazer;
– Secretaria Municipal da Cultura;
– Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho;
– Secretaria Municipal da Agricultura e Recursos Hídricos;
– Secretaria Municipal de Turismo;
– Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação;
– Secretaria Municipal de Serviços Urbanos;
– Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo;
– Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana;
– Secretaria Municipal da Comunicação Social;
– Secretaria Municipal do Gabinete do Prefeito;
– Secretaria Municipal de Transparência Pública e Relações Interinstitucionais.
ESTRUTURA PROPOSTA DAS SECRETARIAS:
– Secretaria Municipal de Administração e Finanças (SEMAD);
– Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMECE);
– Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESEM);
– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo (SEDAT);
– Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB);
– Secretaria Municipal de Saúde;
– Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude;
– Secretaria Municipal da Comunicação Social;
– Secretaria do Gabinete do Prefeito;
– Secretaria da Fazenda;
– Instituto Municipal de Previdência Social (PREVI).
Fonte: Assessoria
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