Saúde orienta viajantes a eliminarem criadouros do mosquito.
Devido ao feriado prolongado desta Semana Santa, a Secretaria Municipal de Saúde orienta aos viajantes que, antes de saírem de suas casas, realizem uma vistoria com o objetivo de eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor de Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus. A população deve evitar recipientes que acumulem água parada e que favoreçam a proliferação do vetor.
Ações como descartar corretamente garrafas, latas, embalagens de presentes e verificar se a caixa d’água está vedada, a calha totalmente fechada, os baldes e as garrafas vazias viradas para baixo, além de fiscalizar vasilhames e pratinhos de plantas devem ser praticadas pela população, com objetivo de evitar a reprodução do mosquito.
Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Karla Cartaxo, o ciclo de reprodução do mosquito é muito rápido, podendo durar de 5 a 10 dias. “Por isso, é importante que aqueles que vão se ausentar de suas casas, mesmo que por um período curto de tempo, realizem uma vistoria para eliminar criadouros. É uma iniciativa simples, mas que faz toda a diferença para a saúde pública”, orienta.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a maioria dos focos do mosquito está dentro das casas. Por isso, a iniciativa mais eficaz contra as doenças é o combate ao vetor. “A guerra contra o mosquito acontece com a união de toda a comunidade, de maneira contínua. Bastam 15 minutos por semana para fazer uma vistoria em toda a residência ou apartamento e destruir os criadouros do mosquito”, alerta Karla Cartaxo.
Poste seu comentário