Promover o aprendizado é o objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado pela Prefeitura de Mossoró. Este ano cerca de 350 alunos com algum tipo de deficiência serão atendidos nas 20 salas de AEE da rede municipal de ensino.
A Escola Municipal Nono Rosado no bairro Ulrick Graff, é uma das unidades que oferece essa modalidade de assistência. A escola funciona como um pólo de atendimento especializado. Crianças e jovens das unidades de ensino localizadas em bairros adjacentes são encaminhados para também receber o suporte necessário ao desenvolvimento.
Atualmente, a escola Nono Rosado atende 18 alunos com deficiência — autismo, surdez, cegueira e deficiência intelectual. Desses, 11 estudantes são matriculados na própria unidade e sete são de outras unidades.
“A sala de Atendimento Educacional Especializado de nossa escola está preparada para atender crianças e jovens com altas habilidades, transtornos e deficiências”, disse Áurea Lanne Batista, professora de AEE da escola Nono Rosado.
Braille, língua portuguesa para surdos, libras, jogos lúdicos, dinâmicas, contação de histórias e tecnologias assistidas estão entre os recursos aplicados para promover o crescimento dos alunos com deficiência. “Atuamos como apoio voltado ao aluno, com o objetivo de diminuir as barreiras para o aprendizado”, declarou Áurea.
A Escola Nono Rosado tem 140 alunos matriculados da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. O trabalho da unidade já foi reconhecido em três ocasiões por meio do Prêmio Escola de Qualidade, concedido pelo Município. As premiações foram em 2012, 2013 e 2014.
Poste seu comentário