Ipem-RN capacita novos fiscais em Curso de Formação de Agentes em Metrologia Legal.

 

Verificar com qualidade e precisão equipamentos utilizados no dia a dia por profissionais de diversas áreas, garantindo eficiência na prestação de serviços ao consumidor e à sociedade. É com o objetivo de formar técnicos capacitados para essa função que o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), órgão delegado do Inmetro no Estado, vem realizando o Curso de Formação de Agentes Fiscais em Metrologia Legal. Balanças, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), bombas medidoras de combustível líquido são apenas alguns dos equipamentos periodicamente verificados pelos fiscais do Ipem-RN e que são estudados durante o curso. “São itens diretamente relacionados à qualidade do serviço prestado ao cidadão, e que influenciam no desenvolvimento econômico, científico e social. Por isso é necessário que esses fiscais sejam bem qualificados. É por meio do trabalho de fiscalização deles que a população pode confiar em diversos serviços”, explica o diretor do Ipem-RN, Cyrus Benavides.

Esta semana, até a sexta-feira (15), está sendo ministrado o Módulo 3 do curso, que abrange os conceitos técnicos e legais que norteiam as atribuições e as ações desenvolvidas pelo Inmetro, no âmbito da Metrologia Legal. Os instrutores desta fase são José Lobo Filho, diretor técnico e instrutor do Ipem-Fortaleza, responsável pelas aulas e provas práticas sobre bombas e balanças; e Antônio Luiz Pereira Franco, chefe do Setor de Laboratório e instrutor, também do órgão delegado cearense, que ministrará as aulas e provas práticas dos instrumentos de taxímetro e esfigmomanômetro.

O curso, que teve início no dia 13 de outubro de 2015 e tem previsão de término no fim deste mês, conta com cinco servidores do Ipem. As aulas são semipresenciais e também incluem o compartilhamento de conteúdo online, como videoconferências realizadas no Telecentro do Instituto.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *