Professores da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta terça-feira, 12, no auditório do Centro Administrativo, de formação voltada a orientar os profissionais sobre a 5ª da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, lançada no dia 25 de fevereiro.

A olimpíada é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o País, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A ação é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

De acordo com a organização da olimpíada, o tema escolhido é ‘O lugar onde vivo’, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. A Olimpíada de Língua Portuguesa trabalha quatro gêneros textuais: poema (alunos do 5º e 6º ano); memória literária (alunos do 7º e 8º ano); crônica (alunos do 9º do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio); e artigo de opinião (alunos do 2º e 3º ano do ensino médio).

As inscrições para professores já começaram e seguem até 30 de abril. Já os textos de alunos que representarão o Rio Grande do Norte no concurso serão definidos em etapas de seleção.

 

ETAPAS

A coordenadora Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa, Juscileide Cruz, explicou que, incialmente, são realizadas seletivas nas escolas das redes municipal e estadual para escolha dos melhores textos de cada unidade. Após essa fase, os textos selecionados são encaminhados para uma comissão municipal, que definirá quais representarão Mossoró na etapa estadual. A comissão do Estado escolhe os alunos que avançarão para a fase regional. A etapa seguinte é a nacional. Serão selecionados pela Comissão Julgadora Nacional 20 textos vencedores nacionais, isto é, os cinco primeiros colocados em cada categoria.

“Nosso objetivo, por meio da olimpíada, é incentivar os alunos ao hábito da leitura e também possibilitar a formação deles como escritores”, disse Juscileide.

 

PREMIAÇÕES

Os professores inscritos e os respectivos alunos-autores dos 20 textos selecionados na Etapa Nacional, bem como suas escolas, receberão os seguintes prêmios: Professor: medalha, um notebook e uma impressora de modelos e capacidades definidos pela Coordenação, a seu exclusivo critério; Aluno: medalha, um notebook e uma impressora de modelos e capacidades definidos pela Coordenação, a seu exclusivo critério; Escola: 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros de modelos e capacidades definidos pela Coordenação, a seu exclusivo critério.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *