Forças de Segurança preparam implantação do Ronda Cidadã.

Na manhã desta sexta-feira, 15, o secretário de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Alvibá Gomes, participou de reunião com oficiais da Polícia Militar para discutir as estratégias e ações para a implantação do Programa Ronda Cidadã em Mossoró. A expectativa é que o programa seja iniciado ainda no primeiro semestre e ajude na prevenção e combate à criminalidade.

Além do secretário, o coronel Elyause Moreira, comandante regional de Mossoró, e demais oficiais da Polícia Militar do 2º e 12º Batalhão participaram da reunião. O capitão Rodrigo Couceiro, Coordenador de Programas para Cidadania (CPCID), foi o responsável por conduzir a reunião e apresentar todo o projeto para a implantação do Ronda Cidadã.

 

“A implantação do Ronda Cidadã em Mossoró é uma das prioridades do governador Robinson Faria. Desde 2015, estamos fazendo ações preliminares e desenvolvendo estudos técnicos. Embora ainda não haja definição sobre a localidade, a implantação do Ronda Cidadã será feita de acordo com as manchas criminais da cidade, ou seja, nos locais com maiores índices de violência”, destaca o capitão Couceiro.

Além do policiamento móvel, o Ronda Cidadã conta com ações voltadas à prática de cidadania, acolhimento, interação, inclusão e a repressão qualificada, que consiste em cumprimento de mandados de prisão, instalação de barreiras, fiscalização de bares etc. O trabalho da Polícia Militar será feito em parceria com as forças de segurança municipal, como a Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito.

“O Ronda Cidadã tem um perfil diferente das Bases Integradas Cidadã (BICs). Enquanto as bases são fixas, o Ronda é móvel. Faz visita escolar, a lideres comunitários, assistência a vítimas de violência e diversas ações de cunho mais social. Tem a parte da repressão qualificada, mas também tem o lado da cidadania”, complementa coronel Elyause Moreira.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *