Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, o Foto Clube de Natal promove, em parceria com o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, uma mostra de varal fotográfico do acervo do jornal “O Foco” com tema livre e lançando ainda o projeto “Pegue a Foto”, idealizado pela fotografa paulista Tatiana Giustino e replicada em Natal pelos integrantes do Foto Clube.
O projeto “Pegue a Foto” é uma proposta simples de espalhar fotos pela cidade para que as pessoas possam levar como lembrança. Com a disseminação da fotografia digital, as imagens passaram a serem guardadas em HD´s, computadores, tablets e celulares e, perdeu-se o costume de revelar em papel a fotografia. “Muitas pessoas temem perder os seus arquivos digitais, porém, continuam a não ampliarem suas fotografias, e quando elas se deparam com uma impressão atual, a maioria delas tem o mesmo sentimento: uma mistura de nostalgia e medo, e acabam se perguntando o porquê pararam de ter copiadas as fotos físicas em papel fotográfico”, observa o fotógrafo Adrovando Claro, organizador do evento. “A partir dessa observação surgiu Pegue a Foto, onde pequenas fotografias são espalhadas pela cidade, em postes, árvores, praças, e onde puder, com a intenção de divertir, despertar a curiosidade pessoal, a observação da cidade e ao redor, e quem sabe, pegar a foto e guardar, exibir numa sala, num pequeno quadro na parede ou mesmo na mesa de trabalho”, complementa o profissional.
Os objetivos do “Pegue a Foto” é fazer as pessoas pensarem em voltar a ter suas fotos impressas; divulgar a arte fotográfica; espalhar o projeto por outras cidades, com novos colaboradores; mexer com a percepção das pessoas tentando faze-las olhar ao redor, a cidade, de forma diferente, mais cuidadosa e menos superficial, vem também lembrar-nos da importância das pequenas coisas da vida, dos momentos que ficam registrados na memória e imortalizados em imagens. E que possamos levar essa filosofia pela arte da fotografia para nosso dia a dia.
A autora do projeto, Tatiana Giustino, é fotógrafa, moradora de São Paulo (SP) e trocou o trabalho burocrático pela fotografia. Sendo uma grande admiradora de Arte e Intervenções Urbanas, uniram duas paixões desenvolvendo o projeto Pegue a Foto. Em Natal, o projeto esta sendo organizado pelo repórter fotográfico Adrovando Claro, com fotos de sua autoria e do fotojornalista João Mazella de Recife(PE). As fotos de tema livre são feitas a partir de câmera digital, celular ou filme 35mm. As imagens analógicas são digitalizadas. Todas as fotografias são impressas em papel fotográfico e o processo é feito em laboratório fotográfico, em formato 10 x 15 cm, as fotografias impressas são dispostas gratuitamente para o público.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário